Vamos Parcelar

Como parcelar o IPVA 2022?

Falta menos de um mês para realizar o pagamento dos impostos anuais. Por isso, não deixe conferir aqui todas as vantagens de parcelar o IPVA 2022.
3 min. de leitura
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Me conta uma coisa, você está conseguindo curtir o mês de dezembro e tudo de bom que ele proporciona (férias, Natal, Réveillon…)? Ou já tá super ansioso e preocupado com as contas previstas para o início de ano? Calma, sabemos que não é fácil encarar essa quantidade de débitos logo assim no começo de um ciclo. Mas vamos te ajudar a passar por esse momento desafiador. Primeiramente, de forma resumida o IPVA é uma alíquota determinada pelo governo de cada estado brasileiro e cobrada durante os primeiros meses do ano sobre o valor venal do automóvel que é calculado pelo Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Como funciona o pagamento?

Tradicionalmente este imposto pode ser quitado à vista com desconto (que varia de acordo com o estado) ou através das cotas mensais. Todas elas são estipuladas de acordo com o valor do veículo e com datas de vencimento previamente definidas.

No Distrito Federal, por exemplo, ao receber o boleto do IPVA o proprietário pode pagar de uma única vez (cota única) ou em até seis parcelas. Já em São Paulo, o governador João Doria anunciou recentemente uma alteração na forma de pagamento do imposto que antes era de no máximo três e, agora poderá ser quitado em até cinco vezes a partir de janeiro de 2022. A medida visa atingir uma parcela considerável da população e garantir que todos cumpram seu dever de pagar o imposto. 

Então, conseguiu perceber que a forma de pagamento pode variar bastante dependendo da região? A quitação deste imposto é fundamental já que após a arrecadação o estado repassa metade do valor para o município onde o veículo foi emplacado, para áreas ligadas ao transporte terrestre para manutenção de estradas e recuperação de asfalto e também  para outros setores importantes, incluindo saúde, educação e segurança.

Pagar parcelado é vantajoso?

Embora uma boa parte dos proprietários de veículos recorra a essa opção somente quando não dispõem da quantia necessária para realizar o pagamento à vista, parcelar tem inúmeras vantagens que vão além de ser a última alternativa.

É nítido que o IPVA não é um imposto barato já que ao ser calculado é levado em consideração o valor do veículo e a alíquota determinada pelo governo de cada estado. Ao realizarmos o cálculo percebemos que ele pode ter um valor salgado.

Então, pagar esse imposto logo no início do ano pode ser pesado ainda mais ao levarmos em conta as outras possíveis despesas (IPTU, seguros, despesas escolares…). Dessa forma parcelar pode sim, ser uma boa opção para não gerar um grande impacto no seu planejamento financeiro.

Como parcelar o IPVA?

Pagar esse imposto atrasado não é uma tarefa difícil, mas é preciso estar ciente que mesmo colocando em dia os débitos de outros anos, um novo boleto será emitido com juros e correções monetárias atualizadas. Ou seja, assim como qualquer atraso de  pagamento, o IPVA também incidirá taxas aos proprietários de veículos ficando mais caro.  

Tendo conhecimento disso, há duas alternativas para quem deseja realizar o pagamento do IPVA atrasado: pagar integralmente seu valor ou parcelar o débito (com incidência de juros). No entanto, para conseguir o parcelamento, é necessário comparecer na Secretaria da Fazenda do seu estado para fazer a negociação da dívida em aberto, ou, se estiver disponível em sua localidade, é possível realizar esse trâmite através do site do Detran.

Parcele com a VP!

Outra forma que sem dúvida pode facilitar sua vida é realizar todo esse procedimento através da plataforma da Vamos Parcelar. É muito simples! Basta informar um e-mail, placa e Renavam do veículo e em seguida, aparecerá todos os seus débitos em aberto incluindo IPVA, licenciamento, multas etc. Após você pode selecionar quais deseja quitar, a quantidade de parcelas e por último, é só adicionar os dados do seu cartão. Pronto!  Em até 72 horas sua dívida será liquidada. Para realizar o parcelamento do IPVA 2022 é o mesmo procedimento, mesmo que você receba o boleto, não será necessário.  Em nosso sistema a cota única já estará vigente para facilitar sua vida. 

Então, deu para entender tudo? Sempre verifique com calma e antecedência. E se ainda estiver com o IPVA de 2021 em dia, não deixe de recorrer a nossa plataforma. Além disso, não deixe de conferir o calendário dos estados para checar a data de vencimento de 2022.

Use seu cupom de 10% de desconto para colocar tudo em dia. Traga os seus impostos e débitos veiculares para a Vamos Parcelar e pague em até 18x no cartão de crédito. Aqui você conta com uma jornada unificada, pagamentos em um só cartão e muito mais!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Autorizo o envio de conteúdo sobre investimentos, educação financeira e novos produtos financeiros e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP

Acesso rápido