Vamos Parcelar

IPVA 2022: entenda o aumento deste imposto

É bom preparar o bolso ou reservar o 13º para o pagamento do IPVA 2022 que ficará mais caro em alguns estados em comparação a outros anos. Vem entender o porquê desse aumento!
3 min. de leitura
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Janeiro está se aproximando e por isso muitos motoristas já começaram a acionar o sinal de alerta para colocar suas contas em dia. E não é por acaso. Toda essa correria para quitar as dívidas não é só para cumprir a promessa de começar um novo ciclo sem pendências financeiras, mas em evitar ao máximo aumentá-la. Acontece que logo no começo do ano os proprietários de veículos terão que acrescentar mais uma preocupação em sua lista: o IPVA 2022.

Para quem não sabe, todos que dispõe de um ou mais veículos precisam pagar anualmente o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, famoso IPVA, que é um tributo obrigatório arrecadado por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Ele está presente na vida dos motoristas desde 1985, quando entrou para substituir a Taxa Rodoviária única (TRU). Este imposto é obrigatório assim como o DPVAT e o licenciamento do veículo e deve ser pago à vista ou parcelado.

Ok, até aqui não tem nenhuma novidade. No entanto, o que queremos te adiantar é que será necessário que você reserve um pouquinho mais de dinheiro para o pagamento do IPVA 2022 que infelizmente, ficará mais caro em alguns estados em comparação a outros anos. Esse aumento envolve uma série de fatores, mas todos eles têm um ponto em comum: a pandemia do novo Coronavírus.

Abaixo estão alguns motivos para você entender melhor o porquê dessa disparidade no valor do IPVA 2022. Confira!

Paralisação da produção

A pandemia parou inúmeros setores da indústria no Brasil e no mundo incluindo as montadoras. A incerteza provocada por uma doença desconhecida, os lockdowns e o surgimentos de variantes fizeram empresas como Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan, Toyota e muitas outras pararem a produção pelo agravamento e aumento dos números de casos de Coronavírus.

Falta de chips e componentes

Desde o fim de 2020 as montadoras têm sofrido com a escassez de chips e componentes eletrônicos no mercado global. Isso é um dos reflexos do aumento de demanda e da paralisação de fábricas em diversos países durante este período de pandemia.

Veja mais: IPVA 2022: calendário dos estados com as respectivas datas de vencimento

Valorização dos veículos novos, seminovos e usados

Além disso, outro ponto que contribuiu para o aumento desse imposto foi a enorme procura e valorização dos carros neste ano. De acordo com levantamento do Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, só no primeiro semestre de 2021, a alta de preços dos carros foi em média de 13%.

E como algumas pessoas não conseguiram adquirir o seu carro 0 km a pronta entrega devido à redução dos estoques de componentes necessários para sua produção, o aumento no custo da matéria-prima e a alta nos custos com transportes a solução foi recorrer aos veículos usados ou seminovos.  E, com isso, essa categoria também foi impactada.

Outra coisa que é levado em conta e que não deve ser esquecido é que o cálculo do IPVA 2022 deve ser feito com base no preço que o modelo registrou no mês de setembro de 2021. Ou seja, se houve um aumento no valor do carro naquele período, consequentemente o valor do imposto também vai aumentar.

Então, ficou com alguma dúvida? Não esqueça de verificar tudo com antecedência para você se programar.  Além disso, se ainda está com o IPVA de 2021 atrasado e deseja começar o ano sem dívidas, não perca tempo! Use seu cupom de 10% de desconto para colocar tudo em dia. Traga os seus impostos e débitos veiculares para a Vamos Parcelar e pague em até 18x no cartão de crédito. Aqui você conta com uma jornada unificada, pagamentos em um só cartão e muito mais!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Autorizo o envio de conteúdo sobre investimentos, educação financeira e novos produtos financeiros e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP

Acesso rápido