Vamos Parcelar

Os custos com o carro vão muito além do valor desembolsado na hora compra. Para manter o automóvel, existe uma série de outros gastos, como manutenção, combustível e impostos.

Neste artigo, conheça os principais custos para manter um carro e se planeje melhor quando for adquirir o seu:

TAXAS E IMPOSTOS

Quem √© motorista j√° est√° acostumado: no in√≠cio de todo ano chega a cobran√ßa do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Ve√≠culos Automotores). Junto com esse imposto, √© preciso tamb√©m pagar o DPVAT, seguro de car√°ter social que indeniza v√≠timas de acidentes de tr√Ęnsito.

O IPVA é um tributo estadual, portanto seu valor varia de acordo com a região. Além disso o valor de venda do veículo também influencia no cálculo. Em geral, quanto mais novo o veículo, mais alto será o valor do IPVA.

√Č poss√≠vel pagar o IPVA √† vista, obtendo desconto de 3%, ou parcelado. Em parceria com bancos e fintechs, como a VAMOS PARCELAR, alguns Detrans permitem que o IPVA seja parcelado em at√© 12 vezes no cart√£o de cr√©dito.

LICENCIAMENTO

O licenciamento √© feito anualmente e serve para atestar que o ve√≠culo est√° em condi√ß√Ķes de transportar pessoas. √Č um documento de porte obrigat√≥rio e somente pode ser obtido se o IPVA estiver pago. Ao dirigir com o licenciamento atrasado, o ve√≠culo pode, inclusive, ser apreendido em blitz.

COMBUST√ćVEL

Um dos maiores gastos com o autom√≥vel √© o combust√≠vel. O custo varia de acordo com a quilometragem rodada (que depende do perfil do motorista: usa diariamente ou no fim de semana, por exemplo) e o consumo do carro, sendo mais econ√īmico nos 1.0 e aumentando conforme a pot√™ncia.

Para reduzir o custo com combustível, alguns condutores recorrem ao etanol, no caso de carros flex, ou a instalação de kits de gás GNV que, apesar de mais baratos, podem reduzir a potência do veículo.

MANUTENÇÃO

Troca de √≥leo, pneus, pastilha de freio, filtro de ar, entre outros. √Č importante fazer as revis√Ķes peri√≥dicas, relacionadas √† garantia do ve√≠culo e ao seu bom rendimento, al√©m de ajudar a diminuir a deprecia√ß√£o.

√Č recomend√°vel que os ve√≠culos passem por revis√Ķes anuais ou a cada 10 mil quil√īmetros. O valor da manuten√ß√£o tamb√©m varia, mas, em geral, a tend√™ncia √© aumentar proporcionalmente √† quantidade de quil√īmetros rodados (quanto mais uso, mais desgaste).

CUSTOS OPCIONAIS

Além dos gastos mencionados anteriormente, que poderiam ser classificados como obrigatórios, há ainda despesas opcionais. O seguro, por exemplo, deixa os condutores mais tranquilos em relação ao perigo de furto e acidentes.

Por mais que não seja obrigatório, muitos motoristas preferem não arriscar a dirigir sem seguro. Nesse caso, o valor do seguro irá variar conforme o modelo do carro, idade do motorista, quantidade de tempo que está habilitado, entre outros.

Al√©m do seguro, considere que tamb√©m poder√° haver gastos eventuais com estacionamento ao parar em locais que cobram pela hora quando n√£o h√° vagas dispon√≠veis em √°reas p√ļblicas, ou ao fazer visitas ao shopping, por exemplo.

Existem ainda despesas imprevis√≠veis, como a ocorr√™ncia de algum acidente, que poder√° acarretar em gastos com o reparo do ve√≠culo e indeniza√ß√Ķes ou o recebimento de multas, cujo n√£o pagamento pode inviabilizar o licenciamento e a venda do ve√≠culo.

Por fim, para quem gosta de viajar com o automóvel, há ainda custos com pedágios. Já quem não tem paciência para lavar e limpar o veículo pode incluir no orçamento o valor desses serviços.

CONCLUSÃO

Ao planejar adquirir um carro, é preciso organizar o orçamento não só para o pagamento do próprio veículo como para acomodar os diversos custos que surgirão a partir da compra.

Levem em considera√ß√£o fatores como o consumo de combust√≠vel e o valor do IPVA ao escolher o modelo ideal para voc√™. Al√©m disso, analise tamb√©m solu√ß√Ķes que aliviam o peso de taxas e tarifas no seu bolso, como a possibilidade de parcelar IPVA, DPVAT e multas em at√© 12 vezes no cart√£o de cr√©dito. Se voc√™ quer saber mais sobre esse assunto, confira este post em que detalhamos como funciona o parcelamento de d√©bitos do Detran.

Para mais dicas e informa√ß√Ķes sobre parcelamento e solu√ß√Ķes para organizar suas finan√ßas, leia nossos outros posts e siga tamb√©m @vamosparcelaroficial nas redes sociais.