Vamos Parcelar

CIP: o que é e qual sua importância para o sistema de pagamentos?

Você sabe a importância dessa instituição? Clique aqui para entender mais sobre sua importância no sistema de pagamentos.
2 min. de leitura
Acesso rápido

Você sabe o que significa CIP? Existe muita chance dessa sigla nunca ter chegado ao seu conhecimento, o que algo compreensível. No entanto, é preciso saber ao menos um pouco sobre essa nomenclatura para estar ciente quando acontecer um problema durante algum processo de pagamento.

Quem já realizou uma portabilidade de empréstimo provavelmente já foi comunicado que o seu contrato estava na CIP e só depois procurou saber mais acerca do tema. Por isso, a seguir vamos esclarecer todas suas dúvidas e explicar como ela funciona. Confira!

O que é?

A CIP ou Câmara Interbancária de Pagamentos é uma associação civil sem fins lucrativos que integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Sua função principal é impedir que fraudes e golpes sejam aplicados na Internet, e assegurar aos processo de pagamento velocidade, eficácia e presteza. Fundada em abril de 2001, inicialmente como Clearingban a CIP tem como propósito apresentar soluções modernas e transparentes ao mercado.

SPB

Como a sigla foi mencionada no parágrafo anterior, vale a pena explicar sobre o que o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), para uma melhor compreensão de todos. Não é tão difícil de entender, basicamente ele abrange um conjunto de regras, procedimentos e operações financeiras e de valores mobiliários que, quando integrados eletronicamente, possibilitam a movimentação de recursos entre os mais variados agentes econômicos em território nacional, independentemente da moeda.

Para que serve a CIP?

A Câmara Interbancária de Pagamentos possui sistemas tecnológicos e avançados que buscam reduzir o tráfego de volumes entre devedores e credores. Por isso, para garantir a eficiência nas operações há um grande investimento em segurança da informação e produtividade em rede, para que não haja nenhum impacto negativo no mercado financeiro ou na sociedade.

Diariamente a CIP processa cerca de 74 milhões de transações financeiras dos mais variados públicos, como por exemplo: instituições financeiras e de pagamentos credenciadores e subcredenciadores, cooperativas de crédito, cartórios, sistemas governamentais, e entre outros.

Importância da CIP para o sistema de pagamentos e para a VP

Como o objetivo principal da CIP é reduzir os riscos das transações online, ela é simplesmente uma peça importante da engrenagem que faz as instituições financeiras funcionarem.

A VP como marketplace que tem como missão facilitar a vida de milhares de pessoas, possui uma relação direta com a CIP. Ou seja, nosso sistema de pagamento está de uma certa forma, integrada a CIP para facilitar todas as transações e proporcionar segurança aos nossos usuários.

Por isso, trabalhamos diariamente para garantir que não haja nenhum erro ou interferência em nossa plataforma. E como a transparência é um dos nossos pilares, caso ocorra alguma intercorrência iremos informar à todos e reafirmar nosso comprometimento.

Então, esclarecemos suas dúvidas? Se ainda não conhece a VP acesse nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!