Vamos Parcelar

QR Code: o que é e qual sua importância nos meios de pagamentos?

Graças ao avanço da tecnologia e ao QR Code ficou muito mais fácil pagar contas. Confira o que é essa ferramenta!
3 min. de leitura
Atualizado em 27 abr 22
Acesso rápido

Você já parou para pensar na evolução dos métodos de pagamento? A princípio, o ser humano usava objetos ou até mesmo animais para pagar o que “comprava”, era semelhante a um sistema de troca. Porém, as formas de comercialização e consumo ficaram mais complexas e com isso viram a necessidade de criar as cédulas e moedas.  Em seguida, a sociedade também passou a usar o cheque, raridade atualmente. Logo depois vieram os cartões e por fim, finalmente chegamos onde estamos: as transações financeiras por meio de cliques e QR Code.

A transformação da tecnologia trouxe a possibilidade de fazer ações não imaginadas dez anos atrás. Em 2010, por exemplo, ninguém pensava que pouco tempo depois seria possível usar a combinação da câmera de celular e um código para pagar compras e boletos. Mas afinal, o que é QR Code e qual a sua importância? Neste artigo vamos te esclarecer as principais dúvidas sobre essa tecnologia. Confira!

O que é?

Antes de tudo, vamos ao conceito! A ferramenta Quick Response Code foi criada no Japão e apesar de existir desde 1994, começou a se popularizar nos últimos anos. Traduzido ao pé da letra para o português a palavra significa “Código de Resposta Rápida”. A tecnologia é uma espécie de código de barras ilustrado em formato de um quadrado. À primeira vista parece só mais um desenho, mas quando direcionado para a câmera de um celular transmite uma diversidade de informações. Em outras palavras, o QR Code nada mais é do que uma figura que carrega códigos. 

Depois que evoluiu, a funcionalidade passou a ser usada para várias coisas, como por exemplo: cardápios em restaurantes, vitrine virtual de lojas de roupas e por fim, mas não menos importante, para pagamentos. 

Qual a sua importância?

A ferramenta revolucionou o setor de compras, vendas e pagamentos. A princípio a tecnologia foi criada para facilitar a catalogação de peças na fabricação de carros. Depois que perceberam a facilidade que o código trazia para a operação, decidiram expandir a ideia para outros segmentos. O QR Code permite o armazenamento de dados de uma forma compacta, segura e acessível.

Como funciona?

É tudo muito simples: aponte a câmera do seu celular para o código e pronto. A maioria dos smartphones já contam com um sistema automático de leitura, mas se esse não for o caso, você deverá ir nas configurações do seu celular para habilitar a função ou instalar um app próprio para essa leitura.  

É mais prático?

Pense em praticidade sempre que o assunto for pagamentos com QR Code. Basta apontar a câmera para a ilustração e alguns cliques para pagar a sua compra ou conta. Ou seja, esqueça aquela história de ficar carregando carteira, cartões e dinheiro no bolso para onde você for, um smartphone e carteira digital já resolvem tudo. 

É seguro?

Agora gerar um QR Code é simples e pode ser feito por qualquer pessoa, então é preciso estar sempre atento. Por vezes apontamos a câmera para códigos desconhecidos, mas você deve evitar fazer isso para proteger seus dados. Em relação as empresas confiáveis você pode ficar tranquilo, afinal a tecnologia conta com um sistema de criptografia que dificulta o roubo de informações. Até mesmo grande instituições financeiras disponibilizaram o método de pagamento em seus aplicativos. Atualmente, por meio do QR Code é possível fazer Pix, sistema de transferências instantâneo do Banco Central.

Você sabia que pode facilitar ainda mais a forma de pagar contas além do QR Code? Aqui na VP você parcela todas as suas dividas em até 24X e impostos em até 18X no cartão de crédito com a menor taxa de serviço do mercado. Agora ficou bem mais fácil de quitar os boletos, hein?

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!