Vamos Parcelar

5 dicas para se proteger e evitar golpes na internet

Os crimes online estão cada vez mais comuns. Clique aqui e saiba como se precaver dessas tentativas!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

O advento da internet traz muita praticidade para o dia-a-dia dos seus usuários. Além de proporcionar facilidade de compras de bens e serviços, o espaço virtual ainda descomplica a comunicação e a chegada de informações de forma instantânea. Entretanto, mesmo existindo desde os anos 70, essa rede mundial de computadores é repleta de novidades e está em constante evolução.

Por isso, você precisa ter muito cuidado ao navegar pela web. A segurança online é um assunto cada vez mais em pauta e estar por dentro desse tema é essencial para se proteger na net. Exatamente por ser esse lugar dinâmico, a internet se tornou meio para muitos criminosos tentarem aplicar golpes.

Então, veja agora 5 hábitos para você aplicar ao seu cotidiano e não correr risco na rede!

1. Domínios

Toda grande instituição presente no meio digital possui seu próprio domínio. Seja em seu site ou nos e-mails enviados por essa empresa. Você nunca vai ver uma organização renomada no mercado utilizando um Gmail ou Hotmail, por exemplo. Além disso, o endereço online dessas firmas também costuma ser único e diretamente ligado ao nome da companhia.

Sabendo disso, sempre se atente a todos os canais que você acessa. Confira se eles parecem seguros e se o nome da empresa aparece no corpo da URL do site ou no endereço de e-mail. E se mesmo assim ainda ficar alguma dúvida, não pense duas vezes na hora de pesquisar os endereços oficiais das instituições.

2. WhatsApp “novo” ou clonado

Um dos golpes mais famosos atualmente utiliza o aplicativo de mensagens como meio. Você com certeza já viu algum caso de um conhecido que teve o WhatsApp clonado ou um número diferente se passando pela pessoa. Nessa situação, os criminosos tentam persuadir os contatos do usuário a transferirem dinheiro para eles.

Diante disso, caso você passe por um cenário suspeito envolvendo o WhatsApp, desconfie! Não hesite em mandar mensagem ou ligar para o número original. Além disso, não transfira qualquer valor ou informe dados pessoais, ao menos que você tenha 100% de certeza que o remetente é mesmo a pessoa que imagina.

3. Ofertas boas até demais

Quem não gosta de um desconto? Com certeza todos amam! Todavia, é preciso ter muito cuidado com essas ofertas, principalmente na internet. É claro que existem diversas promoções ótimas na web. Entretanto, pessoas de má índole se aproveitam desse cenário para tentar aplicar golpes. Criam sites falsos prometendo produtos com valores baixíssimos, mas não entregam o serviço.

Desse modo, sempre pesquise o preço do produto ou serviço que você almeja. Veja se os valores não estão irreais. É normal ver descontos de 30%, algumas vezes até 50%, mas sempre desconfie e procure a veracidade da oferta.

4. Reputação

Alinhada com as outras dicas, uma situação importantíssima é averiguar o histórico das empresas online. Essa prática é essencial para entender se um local é confiável ou não para fazer uma compra ou assinar um serviço. Sites como o Reclame Aqui reúnem avaliações de diversas instituições, você pode acessar antes de tomar sua decisão final.

5. Informações e documentos

Mesmo com todas as prevenções, ninguém está imune de cair em um golpe. Por isso, sempre que for efetuar qualquer ação concreta na internet, guarde todos os comprovantes possíveis. Seja uma compra, um serviço ou uma assinatura, reserve todos os documentos que você tiver acesso.

Com isso, mesmo que a situação se encaminhe para um prejuízo, você possuirá provas de todo o processo. Não é difícil, até prints podem te ajudar a garantir seus direitos. Hoje em dia, existem delegacias especializadas em crimes virtuais para tratar desses casos.

Agora, se você busca uma empresa para pagar suas contas com domínio próprio, ofertas boas e não enganosas, reputação e que assegura todas as informações e documentações aos usuários, conheça a VP! Aqui é um lugar onde você paga boletos e impostos em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!