Vamos Parcelar

Autenticação de dois fatores: o que é e o que muda na plataforma da VP

Agora a plataforma da VP conta com um novo recurso para proteger ainda mais seus dados. Vem entender o que mudou!
2 min. de leitura
Atualizado em 18 jan 22
Acesso rápido

Não há dúvidas de que a internet é uma ferramenta indispensável para o mundo atual. Através dela simplificamos inúmeras tarefas do dia a dia. Desde executar nosso trabalho com rapidez e autonomia, adquirir bens de consumo e até mesmo interagir com quem está nos lugares mais remotos da Terra.

No entanto, devido ao seu uso frequente ficamos expostos há diversos riscos principalmente no que se refere aos nossos dados pessoais e as senhas de logins que utilizamos diariamente. Por isso, não é de hoje que surgiu a preocupação em manter essas informações em segurança.

Ao longo dos anos, profissionais da área da tecnologia criaram formas de proteger ao máximo o sigilo das informações pessoais e dos acessos de milhões de pessoas. E uma delas é através da autenticação de dois fatores. Mas afinal, você conhece e sabe como funciona esse recurso? Abaixo, listamos algumas informações para esclarecer suas dúvidas e mostrar a importância dessa nova atualização para a VP. Confira!

Conceito

A autenticação de dois fatores, ou 2FA (two-factor authentication) é uma camada extra de proteção ativada em contas online. Sua principal função é  inserir uma segunda verificação de identidade do usuário no momento do login. Dessa forma fica mais difícil o acesso às contas mesmo quando outra pessoa tem acesso a senha. 

Esta segunda forma de verificação pode variar bastante porque sempre é levado em conta o serviço no qual você quer realizar o login. Por isso, é possível definir código de SMS, PIN, senha secundária, respostas a perguntas secretas, dispositivos físicos (como cartão de crédito ou drives USB de token) ou até mesmo dados de biometria, como a digital ou leitor da íris.

Leia mais: 6 dicas para planejar uma viagem de carro com conforto e segurança

Por que eu devo ativar?

Mesmo que sua senha seja considerada forte, somente ela não é o suficiente para garantir a segurança de suas informações. Ou seja, contar com apenas uma combinação de números e letras não é o certo para proteger as contas atualmente considerando a sofisticação dos sistemas de roubo.

Não é difícil ver notícias nos últimos anos, relatando que empresas tiveram milhões de dados vazados. Usuários do Facebook, LinkedIn e Yahoo!, por exemplo, já tiveram suas informações divulgadas na internet. Só essa última, foi vítima de um ataque hacker em 2016 que acabou prejudicando cerca de 1 bilhão de contas.  Em outras palavras, qualquer pessoa que tivesse acesso a essa lista poderia acessar facilmente os logins de outras pessoas.

No entanto, ao aderir à essa verificação, mesmo que alguém tenha conhecimento de sua senha, somente ela não é o suficiente para acessar sua conta em um serviço online. Isso porque para dispor do acesso completo será necessário informações que só você tem.

A importância da autenticação de dois fatores para a VP

Nós da VP sabemos o quão importante é proteger os dados dos nossos usuários e não apenas para proporcionar comodidade. Mas para garantir mais segurança, principalmente tendo conhecimento do aumento de compras e acesso a serviços pela internet durante a pandemia.

Por isso, no dia 18 de dezembro de 2021 implementamos em nossa plataforma a autenticação de dois fatores. Através dela, nossos clientes poderão desfrutar ao máximo do nosso marketplace sem se preocupar que suas informações sejam divulgadas.  

Assista o vídeo abaixo para aprender a ativar a autenticação de dois fatores em nossa plataforma!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!