Vamos Parcelar

Criptomoedas: o que são e como funcionam?

O mercado de criptomoedas está cada vez mais em alta. Por isso, venha conhecer e entender essa nova tecnologia!
3 min. de leitura
Atualizado em 28 abr 22
Acesso rápido

Você provavelmente já ouviu falar de criptomoedas, pode ter sido pelos valores surpreendentes que algumas possuem ou talvez pelo avanço tecnológico que elas representam. O fato é que, elas já estão inseridas no mercado financeiro e só tendem a ter mais espaço nesse mundo cada vez mais digital.

O bitcoin, a mais famosa das moedas digitais, por exemplo, existe desde 2009. Ela surgiu como uma alternativa ao dinheiro físico que se usa todos os dias. A invenção dessa cripto é creditada a Satoshi Nakamoto, um pseudônimo que mantém secreta a identidade do seu criador.

E aí, ficou curioso? Então, continue lendo e entenda o que é e como funciona esse mercado que veio para ficar!

O que são as criptomoedas?

De forma simplificada, criptomoedas são moedas digitais, ou seja, que não existem fisicamente. Apesar de estarem presentes só na internet, cada unidade delas é definida por uma sequência numérica única e, como o nome já indica, criptografada.

Além disso, algo muito específico desse dinheiro é a descentralização. Dessa forma, não há controle de um órgão ou país, diferente do que acontece com as moedas estatais, como o Dólar, o Real e o Euro, por exemplo. O que traz segurança para grande parte das criptomoedas é um sistema chamado blockchain.

Blockchain

É uma tecnologia que protege o mercado das moedas digitais. Como ela funciona? Existe uma rede de computadores super potentes que é responsável por armazenar todas as informações de transações em criptomoedas. Assim, para que qualquer novo registro seja feito, todas as máquinas do bloco precisam validar o negócio. Com isso, é impossível fazer qualquer alteração nos comprovantes que também são criptografados.

Como funcionam?

Como qualquer moeda, cada cripto tem um valor. Entretanto, por não existir regulamentação esse preço é muito volátil. Além disso, existem mais de 3.000 criptomoedas diferentes no mercado, o que faz com que algumas sejam avaliadas em frações de centavos e outras em milhares de dólares.

Como já foi abordado, as moedas digitais surgiram como uma alternativa ao dinheiro tradicional, mas hoje elas ultrapassaram essa barreira. Apesar de ser possível, não é comum usar as criptomoedas para fazer as compras e transações do dia-a-dia. Muitas pessoas as enxergam mais como um investimento.

Segurança

A segurança das transações é feita pela blockchain, mas como funciona para quem possui os ativos? Exatamente por não haver um banco ou instituição financeira por trás o processo é anônimo e protegido por senhas individuais. Por isso, caso você entre nesse mundo, guarde todas as senhas com muito cuidado e não compartilhe com ninguém. Elas são como o segredo de um cofre, e se alguém souber sua chave ela terá acesso a sua carteira de criptomoedas.

Como funciona no Brasil?

No Brasil as criptos ainda não são reguladas, mas diferente do que muitos pensam, elas também não são ilegais. Todavia, já é necessário declarar transações com moedas digitais no Imposto de Renda. Além disso, existem muitas corretoras brasileiras que fazem as operações em Real.

Criptomoedas mais conhecidas

  • Bitcoin (BTC): a primeira moeda digital descentralizada do mercado, já chegou a valer mais de 300 mil reais em 2021;
  • Litecoin (LTC): inspirada no Bitcoin, funciona de forma semelhante, mas sua transação ocorre de forma mais rápida;
  • Ethereum (Ether): Possui sua própria blockchain e aparece como possível concorrente do Bitcoin.

O mercado de criptomoedas é relativamente novo, mas deu para ver que com estudo ele não fica tão complexo. Então, agora você já está pronto para dar os primeiros passos com essa nova ferramenta. E se quiser ler mais artigos informativos sobre finanças, entre no blog da Vamos Parcelar! Aqui na VP é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!