Vamos Parcelar

Open Insurance: o que é e como funciona?

A ferramenta surgiu pela necessidade de melhoria no processo de comunicação de dados. Confira como o sistema funciona!
2 min. de leitura
Acesso rápido

O avanço da tecnologia e as transformações digitais são importantes para a evolução de vários serviços em diferentes segmentos. Com o mercado de seguros não é diferente. Graças a essas mudanças, atualmente temos a criação de uma ferramenta chamada de Open Insurance, que traduzido ao pé da letra significa seguro aberto. 

Ao passo que as tecnologias evoluíram, as seguradoras sentiram a necessidade de buscar novas maneiras para agilizar processos, otimizar entregas, facilitar operações e, por último, alcançar lucros maiores. O Open Insurance surgiu como alternativa para resolver essas demandas. 

A iniciativa é recente e ainda está em processo para começar a funcionar aqui no Brasil, e para te ajudar a entender esse conceito novo listamos alguns pontos importantes sobre o assunto. Confira o que é, como funciona e quais são os benefícios da ferramenta!

O que é Open Insurance? 

Antes de tudo vamos ao conceito! O dispositivo é um sistema de seguro aberto que reúne diversas empresas do mercado segurador e possibilita uma ferramenta para padronizar e oferecer informações e dados importantes para a empresa. A princípio, o objetivo é contribuir com a inovação de serviços e modelos de negócio. Contudo, é importante lembrar que somente instituições autorizadas e credenciadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador do setor, podem utilizar o Open Insurance.

Em outras palavras, os consumidores e instituições que oferecem produtos e serviços de seguros permitem que dados -inclusive pessoais- sejam compartilhados entre as empresas de forma rápida e segura por meio desse sistema. Nesse sentido, as empresas terão acesso ao histórico de informações e, a partir disso, poderão oferecer melhores produtos. 

Como funciona?

A tecnologia funciona por meio das Application Programming Interfaces (APIs), ou seja, ferramentas que oferecem às empresas a possibilidade de “conversarem” entre si. As interações acontecem de forma descomplicada e online. O cliente ou a empresa pode solicitar o compartilhamento de dados com outras instituições e interromper esse processo do mesmo modo, quando quiser. Em outras palavras, as informações só ficam disponíveis enquanto o cliente permitir. 

Além disso, a plataforma também oferece a visualização de todos os produtos e serviços disponíveis no sistema para que o consumidor escolha aquele que mais combina com as suas necessidades. 

Em síntese, o sistema reúne serviços disponíveis e permite o compartilhamento de dados de clientes entre instituições para a criação de alternativas cada vez melhores aos consumidores.   

É seguro? 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Susep, órgão regulador de seguradoras privadas, são responsáveis por regularizar o sistema. Além disso, toda a operação é monitorada para não correr o risco de vazamento de dados e segue as regras impostas pelo órgão e previstas em lei.

Quais as vantagens? 

A ferramenta possui muitos pontos positivos, sobretudo aos sistemas financeiros. Por exemplo: a inclusão de novos consumidores, a facilidade de acesso para as classes mais baixas, a rápida troca de informações entre instituições e, por fim, os consumidores passam a ter mais controle sobre seus dados. 

Vale a pena investir?

A médio e longo prazo a ferramenta pode revolucionar o segmento das finanças e das seguradoras. Por meio do Open Insurance é possível trazer inovações e soluções para o mercado de uma forma muito mais rápida e segura. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela Vamos Parcelar com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a VP, acesse nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!