Vamos Parcelar

5 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro usado

Está querendo adquirir um veículo usado, mas está com medo de cair em uma fria? Siga as dicas abaixo e saiba como fazer o melhor negócio!
3 min. de leitura
Acesso rápido

Adquirir um veículo é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, pelo alto valor desse tipo de bem, muitos buscam um carro usado. Existem literalmente milhões de ofertas diárias para quem quer vender e comprar automóveis. Por isso, é importante ter muito cuidado para distinguir as boas das más oportunidades.

É possível fazer ótimos negócios, mesmo envolvendo bens de segunda mão, mas a atenção tem que ser redobrada. Querendo ou não, veículos se desgastam com o tempo e com o uso. Sabendo disso, é preciso averiguar bem antes de fechar negócio.

Então, acompanhe as 5 dicas que vão te ajudar muito na hora de pegar as chaves e colocar o pé na estrada!

1. Pesquisa

Assim como qualquer compra, principalmente de um bem de alto valor, é preciso antes buscar todas as condições. Não apenas o preço, mas também o estado do veículo e até entender o motivo da venda ajudam muito na sua decisão.

Sabendo disso, algumas plataformas auxiliam nessa pesquisa. Um exemplo é a famosa Tabela Fipe, nela está listado o preço médio de todos os veículos que circulam no Brasil. Assim, os vendedores e compradores conseguem precificar melhor os automóveis.

2. Situação legal

Adquirir um veículo tem tudo para facilitar sua vida, mas pode também virar uma baita dor de cabeça. Para evitar isso, é preciso se atentar bastante ao histórico do carro usado. Multas, registros de roubo ou furto e documentação, tudo isso precisa ser checado antes de comprar um automóvel.

Você consegue fazer essas averiguações no site do Detran do seu estado. Então, tenha certeza que o carro não está envolvido em nenhuma ilegalidade e fique mais tranquilo na hora de negociar seu novo veículo. Caso o vendedor hesite em informar algum dado, desconfie.

3. Quilometragem

Já na parte mecânica, é muito importante se atentar à rodagem do carro. Isso porque, a quilometragem é o principal indicativo da “validade” do automóvel. Claro, isso não é uma máxima. É possível um veículo estar em ótimas condições mesmo já tendo andado muito, e o contrário também.

4. Ajuda de um mecânico

Continuando no estado do veículo, é super indicado fazer uma vistoria antes de efetuar a compra. Por mais que o carro usado aparente estar em boas condições, apenas um profissional pode dar esse veredito de forma 100% garantida.

Por isso, o ideal é, antes de fechar negócio, levar o automóvel a um mecânico de sua confiança. Muitas vezes, só pelo barulho do motor, um bom profissional consegue diagnosticar diversos problemas. Essa prática vai evitar que você compre um produto com defeito, ou te ajudará a definir um valor justo pela compra.

5. Fechamento do negócio

Por fim, é chegada a hora de bater o martelo, comprar ou não comprar. Você, já pesquisou todos os detalhes, checou a documentação e fez uma vistoria, mas e aí? Na hora de encerrar a negociação, é preciso se atentar a forma de pagamento e de quem se está adquirindo o bem.

Por exemplo, em relação à quitação de valores, você pode pagar à vista ou financiar. A primeira opção é mais vantajosa, pois não possui juros e os valores são menores. Já no financiamento, os juros geralmente são altos e você pode acabar pagando o preço de dois carros.

Além disso, existe a situação loja x vendedor particular. As lojas podem te dar mais garantia no pós venda. Enquanto a venda direta com o dono, te dá maior poder de negociação e a possibilidade de analisar melhor as condições do automóvel.

Agora, você está preparado para ir a busca do seu carro usado, e não vai passar perrengue na compra. Então, siga as dicas e feche o melhor negócio. E na hora de resolver a documentação e transferir o veículo para o seu nome, pague com a VP. Aqui você parcela impostos e contas em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!