Vamos Parcelar

CNH vencida: saiba como regularizar

Você sabe de quanto em quanto tempo precisa renovar sua carteira? Sabe como fazer isso? Não? Então, clique aqui e descubra isso e muito mais sobre o tema!
2 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Ter carteira de motorista é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, é um documento que exige renovação de anos em anos. Ou seja, não basta apenas tirar a carta, é preciso mantê-la regularizada. Até porque, dirigir com a CNH após 30 dias do seu vencimento é uma infração gravíssima, além de gerar multa e pontos na carteira.

Mesmo assim, a renovação da documentação ainda traz dúvidas para diversos condutores. De qualquer forma, esse processo não é complicado como muitos imaginam. Todavia, você tem que se atentar a alguns pontos importantes e principalmente às datas.

Então, veja a seguir como proceder caso sua CNH esteja vencida. Não corra o risco de perder seu documento ou receber uma multa salgada!

Por que preciso renovar a CNH?

Para o condutor, o principal motivo é evitar as sanções do Detran. Como foi dito acima, transitar com documento vencido é infração gravíssima. Além disso, essa situação acarreta em multas, pontos na carteira e até recolhimento da documentação. Por isso, é de suma importância estar com a carteira em dia para não ter a mínima possibilidade de passar por esse imbróglio.

Já a razão prática para esse documento possuir validade é o risco que o trânsito proporciona. O processo de adquirir a CNH é complexo e exige comprovações técnicas, físicas e psicológicas. Sua renovação não poderia ser diferente. Por isso, de tempos em tempos é preciso que o condutor comprove que está apto a dirigir.

De quanto em quanto tempo preciso renovar?

Em abril de 2021 ocorreram algumas mudanças na lei referente a renovação da CNH. Antes, a realização dos exames de aptidão mental e física eram feitos de 5 em 5 anos. Desde a alteração os prazos são os seguintes:

  • 10 anos para condutores de até 50 anos de idade;
  • 5 anos para condutores entre 50 a 70 anos;
  • 3 anos para condutores acima dos 70 anos.

Como renovar a CNH?

Via de regra, para regularizar sua documentação, é necessário acessar o site do Detran do seu estado. Lá haverá uma aba com as instruções referentes a sua localidade. Entretanto, um ponto importante a se atentar são as datas. Durante a pandemia os prazos foram estendidos em até um ano, mas aos poucos voltam a normalidade de 30 dias de tolerância.

Já em relação aos valores, não são tão altos. Por se tratar de uma renovação que exige testes e exames, o montante varia de estado para estado. Aproximadamente, giram em torno de R$60,00 a R$250,00.

Agora, você já sabe como regularizar seu documento sem problemas. E se além dos valores da renovação, você possui outros débitos com o Detran, conheça a VP. Aqui você paga impostos e contas em até 24x no cartão de crédito e pode continuar transitando tranquilamente por aí.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!