Vamos Parcelar

Infrações de trânsito: 5 dicas para evitar multas

Cansou das multas que atrapalham todo o orçamento do mês? Clique aqui e veja como acabar com essa situação!
2 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Você já recebeu multas de trânsito? Se sim, sabe a dor de cabeça que é. São cobranças muitas vezes inesperadas e que costumam doer bastante no bolso. Além disso, essas infrações acarretam em diversos problemas, como pontos na carteira e, em situações mais graves, até suspensão da CNH.

Por isso, evitar as multas de trânsito só traz benefícios. Além de cortar gastos indesejados, você ainda terá um ótimo indicativo de que está praticando uma direção defensiva. Dessa forma, busque andar sempre na linha para garantir o fim das cobranças por infrações e a sua segurança, que é o mais importante. 

Então, aperte o cinto e venha conhecer 5 dicas para evitar esse problema agoniante na vida de milhares de brasileiros!

1. Cinto de segurança

É impossível não começar falando dele. Você com certeza tem ciência da importância e da obrigatoriedade deste item. Entretanto, o que poucos sabem é que muitas das multas são aplicadas devido ao passageiro não estar utilizando o cinto. Por isso, quando estiver dando carona para alguém, exija que essa pessoa utilize o equipamento, não só para evitar a infração, mas para garantir a segurança de todos.

Além disso, outra questão que pode entrar nesse tópico são as cadeirinhas. Elas são essenciais para a proteção das crianças. Sabendo disso, busque a legislação atual referente ao uso desses equipamentos para adequá-los à idade do(s) pequeno(s).

2. Código de trânsito

Outro ponto importantíssimo, é ter noção da legislação. Pode fazer muito tempo desde que você realizou as aulas da autoescola. Todavia, você tem que seguir as regras na hora de dirigir. Por isso, se houver uma norma de trânsito que você não saiba ou não lembre, pesquise sem pensar duas vezes, isso pode te evitar uma multa e até salvar sua vida.

3. GPS

Saindo um pouco da parte normativa, uma coisa que pode facilitar muito na hora de dirigir e, consequentemente, evitar infrações é o famoso GPS. Hoje em dia é muito simples acessar essa tecnologia, são diversos aplicativos que fazem essa função no seu celular.

Eles são ótimos principalmente na hora de trafegar em locais que você não conhece, pois além de indicar o caminho correto, muitos também assinalam a existência de radares. Dessa forma, você acabará com aquelas multas chatas por excesso de velocidade.

4. Carteira digital

Continuando nos aparelhos celulares, outra dica valiosa são os documentos digitais. Antes da existência deles, era uma confusão, era preciso andar sempre com a CNH e o documento do carro. Isso sem contar toda a papelada que era necessária na hora de vender ou transferir um veículo. 

Mas agora, todas essas informações estão compiladas em um único app. Ou seja, se você precisar apresentar seus documentos para uma autoridade, está tudo na palma da mão, evitando que você seja multado por dirigir sem portar os registros obrigatórios. O aplicativo da carteira digital está disponível tanto para Android, quanto para iOS.

5. Documentação em dia

Por fim, mas não menos importante. Para evitar multas, ou pior, a apreensão do seu veículo e a suspensão da sua CNH, é imprescindível que você esteja com todos os seus documentos em dia. São muitos registros e os valores não são baixos. Entretanto, não estar em acordo com esses pagamentos pode te trazer uma enorme dor de cabeça.

Agora, você já tem uma boa noção de como evitar multas. E se o seu problema for a documentação atrasada, multas não pagas ou qualquer débito veicular, conheça a VP. Aqui você parcela seus impostos e contas em até 24x no cartão de crédito. Então, não deixe para depois e volte para pista de boa!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!