Vamos Parcelar

Multas de trânsito: como parcelar com cartão de crédito?

Nesse artigo nós vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o tema e te ensinar a parcelar as infrações em até 18x aqui na VP. Confira!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Se existe algo que todo mundo odeia é pagar contas, não é mesmo? Em alguns momentos parece que todo o planejamento não surte efeito e elas só tendem a multiplicar e virar motivo de preocupação. E com as multas de trânsito não seria diferente.

Todo motorista sabe que é preciso ter inúmeros cuidados no trânsito para proteger não só a própria vida, mas a de todos que estão ao redor. No entanto, boa parte das infrações sofridas diariamente acontece principalmente por falta de atenção e imprudência. Falta de atenção aos radares, avançar o sinal vermelho e estacionar em lugar proibido são alguns exemplos comuns de multa garantida.

 Mas quando a conta chega além do desespero, bate também uma dúvida em muitos condutores de veículos: será que posso parcelar as multas com cartão de crédito? Bom, meu caro leitor(a) para sua alegria a resposta é simples e direta. Sim é possível, e além de esclarecer suas principais dúvidas sobre o tema vamos te mostrar a seguir um passo a passo que vai mudar para sempre a sua forma de quitar débitos veiculares. Preparado(a)? Vamos lá!

Função

Presente na vida dos brasileiros há muitas décadas, as multas têm como objetivo principal não apenas zelar pela vida de todos, mas também educar o cidadão e construir um sentimento de responsabilidade no trânsito.  

O destino do dinheiro arrecadado com essas infrações é determinado pelo Código de Trânsito, no artigo 320. Sendo que 5% do valor arrecadado deve ser depositado mensalmente no Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET), órgão sob a responsabilidade do Denatran.

Já o restante fica sob a responsabilidade do Sistema Nacional de Trânsito, que deve utilizar a verba, de acordo com o CTB, exclusivamente para a manutenção de sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Restrição na Serasa

Antes de tudo é preciso estar ciente que as multas de trânsito possuem vínculo ao veículo e não ao motorista, pelo menos não de uma forma direta. Por exemplo, quando alguém recebe uma autuação os pontos recaem na CNH de quem cometeu a infração. No entanto, se o automóvel estiver registrado no seu nome quem deve efetuar o pagamento da infração é você.  

Além disso, é preciso lembrar que as multas são como qualquer outro débito. Ou seja, o não pagamento torna você uma pessoa inadimplente, e assim seu nome será inscrito em sistemas como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Se após um tempo você não regularizar a situação, seu nome será inscrito na Dívida Ativa, o que pode te prejudicar bastante. Ao estar inscrito nesse tipo de sistema é impossível fazer empréstimos ou tomar crédito de qualquer tipo, receber a restituição do imposto de renda ou participar de licitações.

Há incidência de juros?

Essa é uma das principais dúvidas dos motoristas e a resposta é sim. O Código de Trânsito Brasileiro determina o acréscimo de juros de mora à multa em atraso. Esses juros são calculados a partir da Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, e além dela ainda é aplicado mais 1% ao valor da infração.

Parcelamento com cartão de crédito

É simples, você pode quitar todas suas multas e outros débitos veiculares na plataforma da VP. A primeira opção está no passo a passo abaixo:

1- Primeiro, selecione o seu estado e clique em consultar.

2- Em seguida, insira um e-mail, placa e Renavam do seu veículo para consultar os débitos em aberto.

3- Logo após, você poderá verificar todas as multas, IPVA, licenciamento etc, pendentes e selecionar aqueles que deseja quitar.

4- Por último, basta adicionar os dados do seu cartão de crédito e selecionar a quantidade de parcelas que se encaixa no seu orçamento. 

5- Pronto! Agora é só aguardar a liquidação do seu imposto enquanto dirige por aí sem preocupações! 

A segunda opção é verificar se existe alguma infração diretamente no site do Detran do seu estado, em seguida emitir um boleto e pagar aqui na VP.

Por último, você pode entrar em contato através do nosso chat e lá mesmo nós te enviaremos um link para pagamento dos seus débitos veiculares. Viu como é fácil?

Mas afinal, quantas multas eu posso parcelar na VP?

Fique tranquilo, na VP você pode quitar todas suas multas e débitos veiculares em aberto e de uma só vez. Ou seja, não há um limite. Nossa plataforma possui uma jornada unificada que permite que você selecione um ou todos aqueles que você deseja quitar.

Tá esperando o que? Acesse nossa plataforma e verifique se existe alguma pendência em aberto. Caso haja, não perca tempo e parcele em até 24x com as melhores taxas do mercado. Se ainda não conhece a VP, confira nosso site e venha entender porque aqui é um lugar onde vale a pena pagar impostos e contas!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!