Vamos Parcelar

Revisão: o que deve ser feito na manutenção veicular?

Você sabe o que é importante fazer na manutenção do seu automóvel? Clique aqui e descubra!
2 min. de leitura
Atualizado em 05 maio 22
Acesso rápido

Se você possui um veículo, com certeza sabe que é importante fazer a revisão do automóvel de tempos em tempos. Entretanto, já se perguntou o porquê? Existem alguns motivos para te incentivar a realizar as manutenções de forma constante. Contudo, de forma geral, o objetivo é manter seu carro em bom estado de funcionamento.

É comum ver pessoas que enxergam a revisão como um gasto, mas não é bem assim. Estar com a manutenção em dia é essencial para a sua segurança e de quem mais anda no seu veículo. Além disso, é interessante entender os procedimentos que são feitos, o que é trocado e quais itens são checados.

Por isso, veja abaixo como funciona uma revisão e quais artigos passam por uma vistoria para garantir que seu veículo esteja sempre em plenas condições.

Rodas e pneus

Esses são itens essenciais para o bom funcionamento do veículo. No caso dos pneus, a principal preocupação é que eles não estejam carecas. Nesse estado, o carro perde aderência com o solo, podendo até causar um acidente. Ademais, é uma infração de trânsito trafegar nessa situação.

Já em relação às rodas, a questão também se dá no estado físico delas. O mais importante é averiguar a integridade dos aros. Todavia, também é preciso fazer o balanceamento. Com isso, o veículo continuará com sua estabilidade em dia. Esse processo também ajuda no consumo de combustível.

Óleo do motor

Outro item importantíssimo para estar com seu carro sempre funcionando bem, é o estado do óleo que lubrifica o motor. Sabendo disso, sempre que você for realizar uma revisão, é interessante solicitar que ele seja no mínimo averiguado, mas na maioria dos casos ele deve ser trocado. Também, é bom se atentar à qualidade do óleo que vai ser usado.

Freios

O bom funcionamento dos freios do veículo se dá pelas pastilhas. Assim como alguns outros objetos, elas devem ser substituídas quando não estiverem em estado de utilização. Dessa forma, você aumenta sua distância de frenagem e diminui as chances de sofrer um acidente por não conseguir parar o veículo em tempo.

Correias do motor

Também conhecida como correia dentada, essa peça é essencial para que o carro possa andar. O maior problema que ela pode apresentar é arrebentar por já estar muito usada. Para garantir que isso não aconteça, é bom averiguar de seis em seis meses.

Itens de segurança

Por fim, é sempre bom consultar os aparelhos que garantem a proteção do condutor e dos passageiros. Cinto de segurança, airbags e extintor de incêndio são exemplos disso. Além disso, são objetos que, se não estiverem presentes, podem causar uma multa e pontos na carteira.

Agora, você já sabe o que pedir ao mecânico quando levar seu carro para uma manutenção prévia. Entretanto, é certeza que você ficou preocupado com a quantidade de coisas a serem checadas e o custo que isso vai ter, mas calma. Para isso, existe a VP! Aqui você parcela seus impostos em até 18x e boletos em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!