Vamos Parcelar

Revisão veicular: entenda o que é, como e quando fazer

Quer conferir se você está fazendo a manutenção do seu carro da forma certa? Clique aqui e descubra tudo sobre revisão veicular!
2 min. de leitura
Atualizado em 28 abr 22
Acesso rápido

Realizar uma revisão veicular consiste em analisar e reparar diversos equipamentos e conjuntos do automóvel. Entretanto, esse procedimento é feito em duas situações distintas. Apesar da finalidade ser a mesma (manter o carro em bom estado de funcionamento) cada tipo compreende um contexto.

E quais são as duas modalidades de revisão:
Preventiva;
Corretiva.

São diversos fatores que determinam o que você deve fazer em relação a manutenção do seu veículo. Entre eles estão a quilometragem, a data da última revisão, situações adversas envolvendo o automóvel e até problemas de fábrica.

Por isso, é muito importante entender tudo sobre as revisões do seu transporte. Veja abaixo, o que é feito no procedimento e como funciona cada ocasião!

O que são as revisões veiculares?

Assim como a maioria dos bens de consumo, os carros se desgastam ao longo do tempo e com o uso. Sabendo disso, é de suma importância que você mantenha seu automóvel em plena condição de utilização. Ou seja, de tempos em tempos, é preciso que um profissional avalie o estado do seu carro e indique quais manutenções devem ser feitas.

Mas quando eu devo levar meu carro para uma revisão? Isso varia de acordo com o modelo do veículo, você consegue encontrar essa informação no manual do proprietário do seu automóvel. De qualquer forma, o recomendado costuma ser a cada 10.000 km rodados ou uma vez por ano.

Via de regra, em uma revisão é realizada a troca do lubrificante ou do filtro de óleo. Entretanto, muitas situações do veículo são averiguadas, mas isso depende muito da quilometragem, modelo do carro e local onde a manutenção vai ser feita.

Revisão preventiva

É a mais comum e a mais conhecida pelos condutores. Nessa situação, o mecânico vai checar os itens básicos do veículo e realizar as trocas e as correções necessárias. Ela deve ser feita de ano em ano ou a cada 10.000 km rodados.

Não realizar esse procedimento, pode causar sérios problemas. A intenção principal dessa manutenção é garantir que o veículo esteja sempre em boas condições de circulação. Assim, garantindo a segurança do condutor e dos demais motoristas à sua volta.

Revisão corretiva

Como o nome sugere, essa manutenção tem o objetivo de corrigir um erro no seu veículo. Ou seja, é aquela revisão que você faz quando seu carro está com algum barulho estranho, vazamento de fluídos ou até peças soltas.

Contudo, a intenção é sempre evitar a correção e focar na prevenção. É claro, nem sempre é possível escapar de certas situações. Além disso, carros possuem muitas tecnologias e mecânicas distintas que podem acabar gerando defeitos e problemas.

Onde realizar as manutenções?

O mais importante é não entregar seu carro nas mãos de qualquer pessoa. Um profissional qualificado é essencial para manter seu veículo bem cuidado. Se o seu automóvel for 0 km, o ideal é levar na concessionária até o fim da garantia, para que não haja problema com esse seu direito. Após isso, você deve buscar um mecânico de confiança para fazer as manutenções.

Agora, você já sabe tudo sobre revisão veicular e sabe como manter seu carro tinindo. Então, não pense duas vezes e sempre faça a prevenção no seu carro. Assim como qualquer serviço, tudo isso gera um custo, e para te ajudar com isso, conheça a VP! Aqui parcelamos débitos veiculares em até 18x e boletos em até 24x no cartão de crédito.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!