Vamos Parcelar

Seguro auto: 5 curiosidades sobre o serviço

Você se preocupa em contratar um seguro para seu automóvel? Confira 5 curiosidades desse serviço!
3 min. de leitura
Atualizado em 14 abr 22
Acesso rápido

Imagina passar um período se planejando financeiramente para comprar o tão sonhado veículo próprio e o carro ser roubado um tempo depois? O seguro auto pode te ajudar a se resguardar nessas situações desagradáveis!

Antes de tudo, vamos te explicar o que é a ferramenta. O seguro auto é um serviço para carros, caminhões, motocicletas e outros tipos de veículos rodoviários. A assistência tem o objetivo de proporcionar proteção financeira contra danos físicos ou lesões corporais causados em colisões no trânsito, roubos ou furtos e em outros imprevistos que possam vir a acontecer com um automóvel.   

De antemão: a ferramenta pode evitar muitas dores de cabeça. De acordo com o levantamento mais recente feito pela Secretária Nacional de Segurança Pública, só nos primeiros meses de 2020 foram registrados 97.767 roubos. Ainda segundo a Secretária, os estados com mais registros de casos são o Paraná, São Paulo e, por fim, Rio de Janeiro. 

Agora que você já sabe o que é, vamos te contar quatro curiosidades sobre o serviço. Confira! 

1. O seguro auto não é completo

Existem tipos de planos e coberturas diferentes, ou seja, não é uma regra que a cobertura seja completa. Em outras palavras, você terá que investir um valor a mais se quiser o maior número de serviços contra riscos. Por isso, é importante que você pesquise para conhecer detalhadamente quais são as opções oferecidas pela seguradora e qual combina mais com as suas necessidades.

2. Carro usado tem seguro mais caro

A princípio as pessoas pensam que o carro usado usado tem um seguro com menor valor por ser mais barato. Porém, acontece justamente o contrário. Na lógica das seguradoras, as pessoas tendem a ter mais cuidado com o carro que acaba de sair da concessionária, ou seja, elas têm ficam mais atentas para evitar acidentes e realizam mais táticas de precaução em relação a roubos e furtos, por exemplo. Além disso, consertar um veículo usado sai quase o mesmo custo ou até mais caro do que consertar um veículo novo. 

3. Seu perfil de condutor é importante

Diga como tu andas que a seguradora te dirá quanto será o seu seguro! Para calcular o preço final do serviço, a empresa analisa alguns pontos como, por exemplo, a idade do motorista, o estado civil, a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), local em que mora e, por fim, o local de trabalho. É a partir dessas informações que a empresa desenvolve uma proposta e um valor.

4. Assistência por 24 horas

Não importa o horário, se o pagamento do seguro está em dia você pode contar com serviços por 24 horas, sete dias por semana, inclusive em feriados. Contudo, algumas empresas cobram uma taxa a mais quando se o serviço for acionado fora do horário comercial. Por isso, você deve ficar atento às letras miúdas do contrato assinado com sua seguradora para evitar surpresas indesejadas.

5. Sou mulher, pago menos?

Algumas empresas ainda têm essa política de cobrança, mas isso está ficando cada vez mais incomum atualmente.  Antigamente as mulheres costumavam pagar menos pelo seguro para veículos. O cálculo do valor levava em conta os dados de alguns levantamentos que indicavam que o maior número de acidentes, por exemplo, eram causados por homens. 

É importante destacar que ter um veículo assegurado faz toda a diferença e quanto antes isso for feito, melhor. E se o orçamento está apertado no momento, a VP pode te ajudar! Aqui você parcela todas as suas dívidas e boletos em até 24x com a menor taxa de serviço do mercado. Tem duvidas de como escolher o melhor seguro? Confira 7 dicas para facilitar a sua escolha!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!