Vamos Parcelar

Dados bancários: 8 dicas para mantê-los seguros no seu celular

Saiba como manter a sua conta segura de ameaças online.
3 min. de leitura
Acesso rápido

Provavelmente você já se perguntou se os seus dados bancários estão seguros no celular, certo? Segundo uma pesquisa realizada pela Febraban, só em 2020, 51% das operações bancárias passaram a ser por ferramentas móveis. Isso significa um avanço considerável da tecnologia, uma vez que temos acesso a nossa conta bancária a qualquer momento. 

Contudo, mesmo que o aplicativo do Banco seja seguro, é preciso que você redobre atenção caso sofra alguma ameaça online. Pensando nisso, separamos 8 dicas para você manter não só o seu celular seguro, mas a sua conta bancária também. Confira!  

1. Tenha o aplicativo oficial do Banco 

Pode parecer um pouco óbvio, mas não é. Alguns golpistas criam clones de sites e softwares para enganar as pessoas. Por isso, ao instalar o aplicativo do Banco no seu celular, procure verificar se é realmente o oficial. Em alguns casos vale olhar no site da instituição ou na loja de aplicativos do sistema operacional do seu dispositivo. Além disso, evite fazer downloads de fontes desconhecidas e arquivos com extensão “apk”. Ademais, mantenha sempre o seu aplicativo atualizado para usufruir das melhorias de segurança. 

2. Não use o app em aparelho de terceiros 

Evite adicionar os seus dados bancários no celular de terceiros, mesmo que seja apenas para fazer consultas. Apesar da senha não ficar armazenada no aplicativo do Banco, o dispositivo pode ter algum sistema mal intencionado onde pode registrar a senha. Dessa forma, para poupar que sua conta seja afetada, procure um caixa eletrônico mais próximo de você ou use o próprio celular. 

3. Evite guardar os dados da conta no celular 

Caso você perca o seu celular ou ele seja furtado, o criminoso ou qualquer outra pessoa terá acesso aos seus dados bancários. Diante disso, o ideal é que você memorize essas informações ou opte por um aplicativo de segurança com senha para armazenar os dados. Entretanto, você também pode fazer uso do clássico caderninho de anotações para deixar anotada a senha e conta do seu Banco. Mas claro, guarde em um lugar seguro e fora do alcance de pessoas desconhecidas. 

4. Ative o código PIN para chip 

Outra forma de proteger os seus dados bancários é criar um código de acesso PIN para o seu chip. Assim, toda vez que o seu celular for reiniciado ou o chip for colocado em outro dispositivo, será pedido uma senha. Esse método é bastante eficaz uma vez que a maioria das instituições usam o SMS ou o e-mail para fazerem troca de senha da conta. Portanto, não deixe de ativar essa função no seu chip para proteger os seus dados. 

5. Habilite a verificação em duas etapas 

Para dificultar que fraudes aconteçam, habilite no seu dispositivo a função de verificar em duas etapas. Dessa forma, ao fazer uma transação que precisa de um pouco mais de segurança, o Banco vai enviar um SMS ou e-mail para você confirmar a ação. Essa é uma forma de proteger os seus dados bancários e evitar que alguma transação suspeita aconteça. 

6. Não use senhas iguais 

É compreensível que algumas senhas dos aplicativos se repitam para ajudar a memorizar. Contudo, quanto mais você puder evitar essa prática, melhor. Isso impede que pessoas mal intencionadas consigam acesso aos seus dados bancários. Dessa forma, procure usar uma senha para cada aplicativo de Banco e com combinações difíceis para evitar maiores danos. E claro, não anote no bloco de notas do seu celular!

7. Evite redes compartilhadas  

Conexões de shopping, trem, metrô e demais locais públicos são mais vulneráveis a ataques. Nelas, ladrões podem se conectar facilmente e ter acesso a todas as suas informações. Por isso, evite acessar o seu app nesse tipo de rede a fim de proteger seus dados bancários. Caso você precise com urgência verificar seu saldo ou fazer alguma transação, opte por uma rede privada (como a da sua casa) ou vá até um caixa eletrônico. 

8. Tenha um e-mail de recuperação 

Alguns golpistas podem usar o recurso “esqueci minha senha” e conseguir acessar os seus dados bancários por meio do e-mail cadastrado no dispositivo. Diante disso, tenha um endereço diferente para fazer a recuperação da senha e que ele esteja logado em outro dispositivo. Assim, dificulta o acesso caso alguém tente acessar e alterar a senha da sua conta; 

E aí, curtiu saber como manter os dados bancários no seu celular seguros? Vale destacar que os aplicativos de Banco tem uma segurança reforçada. Contudo, se prevenir nunca é demais, ainda mais quando estamos com dados importantes “expostos” na internet. Portanto, para acompanhar essa e mais dicas, não deixe de acessar o nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo financeiro.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!