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Lift learning: conheça o projeto desenvolvido pelo Bacen

Saiba mais sobre esse programa que visa desenvolver novas tecnologias para o mundo das finanças.
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Você sabe o que é Lift learning? Caso esteja ligado no mundo das finanças e, principalmente, da tecnologia, com certeza já ouviu falar nesse termo. Desenvolvido pelo Banco Central em conjunto com a Fenasbac, o programa é uma política pública que fomenta a criação de novas tecnologias no mundo das finanças em parceria com algumas universidades. 

Como surgiu?

O Lift Learning é um programa da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) em parceria com o Banco Central do Brasil, apresentado pela primeira vez pelo presidente do Bacen em 2019. Contudo, o projeto passou a ser realizado em 2020 com o objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia da covid-19 no setor financeiro brasileiro. 

Diante disso, o projeto tem como propósito unir bancos, instituições de pagamentos e fintechs a instituições de ensino superior como por exemplo, a UnB. Essa parceria visa desenvolver tecnologias inovadoras, criadas pelos universitários, que beneficiem o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a sociedade. 

Como é na prática? 

Por ser um projeto em parceria com algumas universidades, o Lift learning conta com o apoio e supervisão de uma equipe técnica sênior que orienta os estudantes em seus desenvolvimentos. Após isso, é definida as equipes e o programa segue em duas etapas. 

A primeira delas, as empresas e os estudantes definem os objetivos do projeto e o tempo para desenvolvê-los. Já na segunda etapa, é onde colocam a “mão na massa” e realizam a execução do planejamento. Diante disso, os universitários têm a possibilidade de aprender e serem desafiados a tecnologias inovadoras como a da infraestrutura bancária. 

Sua importância no mercado financeiro 

Deu para perceber que o Lift learning é um projeto que procura por novos talentos e  tecnologias a fim de criar um sistema financeiro melhor e mais seguro. Por isso, a sua importância no mercado para as fintechs faz total diferença, uma vez que essas empresas têm a possibilidade de desenvolver projetos que possam melhorar a experiência do cliente na plataforma. Além disso, o projeto é uma forma de fomentar a criação de fintechs por estudantes e acelerar projetos de inovação financeira. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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