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Pix débito automático: saiba como vai funcionar

Tire todas dúvidas sobre essa funcionalidade que promete ajudar nos débitos recorrentes.
2 min. de leitura
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O Pix tem se tornado um dos principais meios de pagamento desde o seu lançamento em novembro de 2020. Dessa forma, o Banco Central tem trabalhado para apresentar cada vez mais melhorias para o serviço e uma delas é o débito automático. A nova função, que está prevista para ser lançada no final do ano, vai facilitar ainda mais o pagamento de boletos recorrentes. Confira! 

Como funciona

O Pix débito automático pretende atender transações de contas de consumo como água, energia e internet, por exemplo. Portanto, da mesma forma que as pessoas podem programar os débitos nos aplicativos bancários, o Pix terá essa atribuição.

Dessa forma, quando o usuário entrar no app do banco e acessar a função do Pix, a modalidade vai estar disponível junto com as outras ferramentas do serviço. Sobretudo, vale ressaltar que para a transação ser bem sucedida, o cliente precisa ter dinheiro na conta corrente, pois é de lá que vai ser descontado o débito. 

Principais vantagens 

O principal benefício ao utilizar a ferramenta é a automação que ela garante. Com o valor do débito disponível na conta e na data do vencimento programada, a operação será feita automaticamente. Além disso, o pagamento é identificado com apenas 10 segundos, ou seja, garante maior rapidez e instantaneidade. 

Ademais, um dos principais motivos para as pessoas usarem o débito automático é a gratuidade. Assim como o serviço é disponibilizado gratuitamente nos aplicativos bancários, espera-se que a função no Pix também seja oferecida sem qualquer custo. Diante disso, fica ainda vantajoso fazer uso da nova ferramenta implementada pelo BC. 

Quando vai estar disponível? 

A função de Pix débito automático ainda não tem data de lançamento. Contudo, o Banco Central espera que a ferramenta esteja disponível para os clientes até o final deste ano. Dessa forma, diversas empresas já demonstraram interesse em veicular os meios de pagamento pelo Pix e já passaram a disponibilizar o QR Code para quitar o débito. 

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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