De acordo com os levantamentos mais recentes, 8 em cada 10 famílias brasileiras possuem dívidas.
Ou seja, sair do vermelho é um objetivo real de muitas pessoas no país. Contudo, esse não é um trabalho fácil, os preços dos produtos e serviços só aumentam enquanto seu salário provavelmente não.
Antes de tudo, se tranquilize! É claro que estar endividado não é a melhor coisa, mas não é vergonhoso estar nessa situação. O importante é saber da sua realidade e correr atrás de resolvê-la.
A palavra contabilidade pode assustar inicialmente. Entretanto, é mais simples do que você imagina. O que queremos dizer é que você precisa anotar e entender suas dívidas, seus gastos e seus ganhos.
1. Faça a sua contabilidade
Então, separe um caderninho e escreva todos os valores que fazem parte das suas finanças. Coloque lá as dívidas, as parcelas e as datas de pagamento.
Agora que você já está por dentro de todos os seus saldos, tanto negativos quanto positivos, é hora de negociar.
2. Negocie suas dívidas
Uma boa forma de sair do vermelho é diminuindo os montantes que você precisa quitar. Para isso, busque os receptores dos valores e tente acordos para melhorar sua situação.
Essa talvez seja a parte mais difícil, economizar não é uma atividade fácil, mas é necessária. Então, aproveite a primeira dica e entenda de onde você pode tirar um pouco.
3. Economize
Não é que as dicas anteriores não funcionam. Entretanto, a prática é diferente da teoria. Além disso, imprevistos acontecem a todo instante e podem desandar o seu planejamento.