Bancos: entenda sua importância para sociedade

por Vamos Parcelar

Frequentemente os bancos são alvos de críticas e acusações devido aos altos juros. Contudo, a instituição financeira tem um papel muito importante para a sociedade e na economia do país.

Dessa forma, separamos nestes stories como os bancos surgiram, qual a sua função e importância para a população. Confira!

Engana-se quem pensa que foram criados a partir da década de XX. Em 1157 surgiu em Veneza, na Itália, uma instituição financeira denominada “Banco de Veneza”, conhecida como o primeiro banco do mundo.

Como surgiram os bancos?

Ademais, os banqueiros passaram a exercer um papel fundamental na sociedade pois eram eles que administravam a atividade comercial. Sua função era avaliar a autenticidade das moedas de ouro.

Atualmente, os bancos são regulados pelo Banco Central de cada país. Essa instituição faz a regulamentação dos bancos, emite dinheiro e capta recursos financeiros.

Basicamente a função dos bancos é movimentar a economia emprestando dinheiro para os seus clientes.

Qual a sua função?

Contudo, os bancos não servem apenas para a cobrança de taxas. Quando uma pessoa deposita algum dinheiro na conta poupança, por exemplo, o valor acaba sendo acrescido de juros.

Em resumo, toda e qualquer transação financeira feita nos dias atuais passa por um banco. Portanto, é impossível pensar em economia sem ter uma instituição financeira por trás intermediando a mesma.

Afinal, qual a sua importância?

Assim, os bancos assumem um papel importante no mercado financeiro oferecendo financiamento para empresas que desejam investir e expandir seus negócios.

No Brasil, dois bancos estatais e três privados concentram a grande maioria dos correntistas. Sobretudo, isso pode ser um ponto negativo pois centraliza serviços e deixa a sociedade refém.

Principais desvantagens