A Black Friday, atualmente um dos períodos mais aguardados por consumidores, vendedores e donos de comércios, está chegando.
A maioria das pessoas esperam esse momento chegar para fazer compras, principalmente de produtos que têm um custo mais alto, já que eventualmente os valores costumam diminuir nesta temporada.
Em primeiro lugar, todos os consumidores sempre têm um único objetivo: comprar barato. Confira a seguir 6 curiosidades sobre este dia famoso!
Agora o termo diz respeito a um dia de compras. Porém, anteriormente a expressão Black Friday, ou seja, "Sexta-Feira Negra" em português, se referia a momentos de calamidade e crise.
1. De onde vem o termo Black Friday?
O termo foi usado pela primeira vez em 1869, quando Jay Gould e James Fisk, dois especuladores, tentaram roubar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York.
Essa ideia de um dia de promoção, como é conhecida atualmente, só se popularizou depois dos anos 2000. Antes disso, o foco dos norte-americanos não era a liquidação e sim a procrastinação.
2. Se tornou um dia de compras em 2001
Depois que o período se popularizou nos EUA, os canadenses começaram a ficar com inveja e viajavam quilômetros para aproveitar as promoções.
3. Uma data de dar inveja
– Smartphones;– Televisão;– Eletroportáteis, ou, em outras palavras, aparelhos elétricos que podem ser facilmente transportados;– Produtos de informática;– E, por fim, eletrodomésticos;
4. Melhores produtos para comprar
Constantemente algumas empresas aproveitam o período para divulgar promoções enganosas. Ou seja, desconfie sempre que você se deparar com um preço muito abaixo do restante do mercado.