Você recebeu o Auxílio Emergencial em 2021 e não sabe como deve declarar no seu Imposto de Renda? Não se preocupe, nós vamos te ajudar!
O benefício oferecido pelo Governo Federal durante a pandemia da COVID-19 teve como intuito amenizar os danos econômicos causados à população.
Portanto, se você está em dúvida se deve ou não declarar o auxílio no seu IR 2022, acompanhe os próximos stories que vamos te explicar tudo que precisa saber!
Quem precisa declarar o benefício?
Se você, ou os seus dependentes, possuem rendimentos acima deR$ 28.559,70 e receberamo Auxílio Emergencialem 2021, precisamemitir a declaração.
E como faço para declarar?
Como é considerado um um rendimento tributável, você precisa solicitar o Relatório de Rendimentos através do site do Governo Federal.
Além disso, a declaração deve ser feita na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoas Jurídicas”, no Programa Gerador do IR.
Se você obteve rendimentos abaixo de28 mil reais (incluindo o auxílio), não precisa emitir a declaração.
Logo, não será necessário fazer a devolução.
Diferente de 2021, onde todos que receberam o Auxílio Emergencial com o ano-base de 2020 e obtiveram renda superior a R$22.847,76 (sem contar o auxílio) precisaram declarar e devolver
o benefício.
Portanto, se você vai declarar
o Imposto de Renda, não se esqueça de apresentar todos
os documentos referentes
a fontes pagadoras além
do Auxílio Emergencial.