Viagem:

Como declarar o Auxílio Emergencial no IR 2022?

Você recebeu o Auxílio Emergencial em 2021 e não sabe como deve declarar no seu Imposto de Renda? Não se preocupe, nós vamos te ajudar!

O benefício oferecido pelo Governo Federal durante a pandemia da COVID-19 teve como intuito amenizar os danos econômicos causados à população.

Portanto, se você está em dúvida se deve ou não declarar o auxílio no seu IR 2022, acompanhe os próximos stories que vamos te explicar tudo que precisa saber!

Quem precisa declarar o benefício?

Se você, ou os seus dependentes, possuem rendimentos acima de R$ 28.559,70 e receberam o Auxílio Emergencial em 2021, precisam emitir a declaração.

E como faço para declarar?

Como é considerado um um rendimento tributável, você precisa solicitar o Relatório de Rendimentos através do site do Governo Federal.

Além disso, a declaração deve ser feita na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoas Jurídicas”, no Programa Gerador do IR.

Preciso devolver o auxílio?

Se você obteve rendimentos abaixo de 28 mil reais (incluindo o auxílio), não precisa emitir a declaração.  Logo, não será necessário fazer a devolução.

Diferente de 2021, onde todos que receberam o Auxílio Emergencial com o ano-base de 2020 e obtiveram renda superior a R$22.847,76 (sem contar o auxílio) precisaram declarar e devolver o benefício.

Portanto, se você vai declarar o Imposto de Renda, não se esqueça de apresentar todos os documentos referentes a fontes pagadoras além do Auxílio Emergencial.