Por mais que algumas pessoas tentem ignorar, não há como fugir das contas sazonais que chegam durante o mês de janeiro. No entanto, é preciso fazer um esforço extra para deixar tudo em dia.
Tendo isso em mente, chegou a vez de darmos ênfase e uma atenção extra para um dos impostos mais conhecidos pelos brasileiros: O IPTU.
O preço do imposto da propriedade vem do valor venal, então, é preciso entendê-lo. De forma resumida, valor venal é uma estimativa de preço relacionado ao custo de compra e venda de um imóvel.
O que é valor venal?
É muito relativo. Cada município possui sua própria legislação para fazer a regulamentação da cobrança do Imposto. Além disso, pode estar sujeito a alterações quando o tributo receber o ajuste anual.
Como é feito o cálculo?
Quando chega o momento de quitar o IPTU o contribuinte dispõe de duas formas para realizar o pagamento: à vista ou parcelado. Fica a cargo do município determinar os parâmetros.
Formas de pagamento
Ao não cumprir com as obrigações tributárias, o dono do imóvel poderá responder a uma série de problemas. O menos preocupante é que, ao deixar de pagar, será necessário atualizar o boleto do IPTU.
E se eu não quitar?
Já quando há o abandono das parcelas ou não é realizado o pagamento total do imposto, o proprietário pode ser multado e até mesmo ter seu imóvel penhorado ou levado a leilão.