Como parcelar o IPVA 2022?

Por Vamos Parcelar  03 de fevereiro  de 2022

Nós sabemos que não é fácil

encarar essa quantidade de débitos logo assim no começo do ano. Mas vamos te ajudar a passar por esse momento desafiador, vamos lá?

Primeiramente, de forma resumida o IPVA é uma alíquota determinada pelo governo de cada estado brasileiro e cobrada durante os primeiros meses do ano sobre o valor venal do automóvel que é calculado pelo Fipe.

Como funciona o pagamento?

Tradicionalmente este imposto pode ser quitado à vista com desconto ou através das cotas mensais. Todas elas estipuladas de acordo com o valor do veículo e com datas de vencimento previamente definidas.

Pagar este imposto é fundamental já que após a arrecadação o estado repassa metade do valor para o município onde o veículo foi emplacado.  Em seguida, os órgãos competentes definem para onde será destinado.

Saúde, educação, segurança, manutenção de estradas e recuperação de asfalto são alguns dos setores onde o recurso pode ser aplicado.

Como funciona o pagamento?

Embora algumas pessoas só recorrem a essa opção quando não dispõem da quantia necessária para realizar o pagamento à vista, parcelar tem inúmeras vantagens que vão além de ser a última alternativa.

Ao analisarmos as inúmeras contas que são pagas no início de ano (IPTU, seguros, despesas escolares), parcelar pode sim, ser uma boa opção para não gerar um impacto em seu planejamento financeiro.

Como parcelar  o IPVA?

duas alternativas para quem deseja realizar o pagamento do IPVA atrasado.

1º  Pagar integralmente o valor ou as cotas determinadas pelo seu estado.

Texto: Thaís Rodrigues Direção de arte: Junio Koithi e Johnny Brito