Você sabe o que é compensação bancária?

por Vamos Parcelar

27/01/2022

Nunca ouviu falar?

Se você já pagou algum boleto ou teve que esperar para confirmarem sua compra. Você esteve inserido neste processo sem ter conhecimento disso.

Mas calma, não se preocupe

Estar ciente das nomenclaturas e expressões do mundo financeiro quando não se faz parte dele, não é nada fácil.  Por isso, vamos te ajudar!  Bora lá?

O que é compensação bancária?

É simples! Como o próprio nome já diz, é o tempo que o banco leva para compensar os valores pagos em uma transação, seja por cartão, boleto ou transferência.

Como funciona?

A instituição bancária responsável verifica se todas as informações estão corretas antes de realizar a  confirmação. Esse procedimento que possui prazo de até 72 horas é necessário para que não haja falhas ou alguma espécie de fraude.

As principais informações analisadas são:

O documento registrado, confirmação dos dados do pagador e do recebedor.  Só após é feito o repasse do dinheiro do cliente para a empresa responsável.

Tipos de compensação

TED ou Transferência Eletrônica Disponível é um procedimento que possui uma das compensações bancárias mais rápidas atualmente. Geralmente leva apenas alguns minutos para ser concluída e, em seguida, ocorre a liberação do dinheiro.

TED

DOC

Neste processo o DOC ou Documento de Ordem de Crédito, tem de um a dois dias úteis para realizar a confirmação ou negar o pagamento, levando em conta a hora que o procedimento foi feito.

PIX

É um uma forma de compensação bancária instantânea, onde as instituições conseguem conferir automaticamente os dados do usuário e liberar o dinheiro na hora.

Ah, se houver algum erro ou fraude o banco fará o cancelamento da transação e o valor será estornado para a conta de origem.

Cartões

Também possui compensação imediata e são raríssimos os casos de problemas por parte do banco na hora do pagamento. Mas quando isso acontece podem levar até 24h para verificar o que aconteceu.

Caixa eletrônico

Pode demorar até um dia útil para ser compensado. No entanto, é preciso levar em consideração o horário que a operação foi executada.