Todo motorista sabe que, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao conduzir um veículo é preciso portar um registro que comprove a propriedade do automóvel, o famoso documento do carro.
Bom, existem duas certificações principais que entram nessa categoria: o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Por isso, vamos te explicar as diferenças entre esses dois documentos importantíssimos para todos os motoristas. Confira!
O Certificado de Registro de Veículo é, como o próprio nome diz, um documento que garante que o automóvel circulando nas vias do país está homologado no sistema do Detran.
O que é o CRV?
Além disso, não se trata de uma documentação de porte obrigatório para todas as vezes que for dirigir. Isso porque, o registro está associado à placa e é responsabilidade da fiscalização averiguar.
Já aqui, estamos falando do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Esse talvez seja até mais conhecido. Sua principal característica é o fato de ser um documento com renovação anual.
O que é CRLV?
Ou seja, todo ano há a cobrança do famoso licenciamento e não estar com essa taxa em dia pode gerar multa e pontos na sua carteira.
Além disso, diferentemente do CRV, o porte do CRLV é obrigatório. Assim, toda vez que você for conduzir um veículo, é preciso estar apto a acessar a documentação.
Uma questão interessante que já é realidade, é a possibilidade de portar esses documentos não mais de forma física. Não é mais preciso deixar o papelzinho verde no porta-luvas do carro.