DAS MEI e DASN SIMEI: entenda as diferenças

por Vamos Parcelar

Frequentemente o mundo dos negócios surge com novos termos que fazem o empreendedor ficar perdido. Entre essas nomenclaturas estão o DAS MEI e o DASN SIMEI.

Dessa forma, separamos nestes stories as principais diferenças entre eles e para que cada um serve. Confira!

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedor Individual é um guia com valor fixo que o MEI paga mensalmente. A sua cobrança é feita para recolher os tributos da categoria.

O que é DAS MEI?

Em 2022, os valores do Documento de Arrecadação foram entre R$ 61,60 a R$ 66,60. Sobretudo, esse valor é fixo durante o ano e é o único imposto necessário para manter o negócio regularizado.

Quanto é cobrado?

O próprio nome já diz, a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional é uma declaração entregue anualmente por todas as empresas em regime MEI. A entrega do documento é gratuita pela internet.

O que é DASN SIMEI?

O DASN SIMEI é um documento entregue a fim de o governo analisar a regularidade do negócio. Ou seja, ele garante que o limite de faturamento não seja ultrapassado.

Para que serve?

O DAS deve ser pago pelo microempreendedor mensalmente, já o DASN é uma declaração anual entregue no final de cada ano fiscal, sendo essa a principal diferença entre eles.

Quais as principais diferenças?