A princípio, a organização financeira costuma ser pensada de forma individual. Contudo, o conceito de economia doméstica veio para redirecionar essa ideia.
O equilíbrio do orçamento, o dinheiro e os gastos devem ser pensados também em conjunto, em família.
De antemão: é possível ter um equilíbrio de consumo e administrar os recursos familiares em pequenas decisões e comportamentos do dia a dia, sobretudo seguindo as 5 dicas que daremos a seguir.
A conta de luz e água, por exemplo, podem fazer grandes diferenças no orçamento do fim do mês. Então, é importante economizar sempre que possível!
1. Economize em casa
No caso das compras de alimentos e produtos de limpeza, a pesquisa pode ser feita nos mercados da sua cidade. Já quando se trata de eletrodomésticos, a internet pode ajudar.
2. Pesquise preços
• Substitua o delivery por refeições feitas em casa;• Plante alguns alimentos na sua casa. Se o ambiente for pequeno, a horta suspensa pode ser uma boa escolha;• Por último, evite desperdícios.
3. Economize na alimentação
Alguns produtos costumam ficar mais baratos em períodos específicos. Por exemplo: frutas e legumes da estação sempre são encontrados com valores mais baixos do que produtos fora de época.