Endividado e inadimplente: veja a diferença

por Vamos Parcelar

Apesar de serem utilizados como sinônimos, endividamento e inadimplência possuem significados completamente diferentes e que podem causar confusão.

Isso acontece porque todo inadimplente está endividado, mas nem todo endividado é, necessariamente, inadimplente. Separamos neste conteúdo as principais informações e suas diferenças.

Em sua maioria, o endividamento diz respeito a compras parceladas, ou seja, cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. O que não é um problema, significa que você ainda tem algo a quitar.

O que significa estar endividado?

Basicamente sim, a inadimplência acontece por vários motivos, mas o principal deles é quando você tem uma dívida, mas não consegue pagar em dia e acaba acumulando parcelas em atraso.

Atrasei minhas dividas, estou inadimplente?

Dessa forma, você acaba pagando juros, o seu nome é incluído em um dos órgãos de proteção ao crédito e o seu CPF pode ficar negativado.

O principal fator que causa o endividamento são as compras por impulso e a falta de controle financeiro. Dessa forma, é importante que você faça um balanceamento com o seu orçamento.

Como fugir do endividamento?

Agora se você ficou inadimplente porque não conseguiu pagar em dia e não quer que seu nome fique “sujo”, algumas medidas precisam ser adotadas.

Como sair da inadimplência?

É importante que você coloque esses compromissos financeiros como prioridade, reduzir gastos variáveis e extras pode te ajudar a colocar as prestações em dia e sair da inadimplência.

Texto e design: Pedro Reis Direção de arte: Johnny Brito