Fintechs:   o que é e qual sua importância?

Por Vamos Parcelar    

Longas filas, processos demorados e muita papelada, desde que as fintechs surgiram, essa realidade ficou no passado no segmento das finanças. Agora, o cenário é de agilidade, tecnologia e zero burocracia.

Esse tipo de empresa surgiu com o intuito de oferecer soluções financeiras descomplicadas em serviços variados,  tudo de forma online, sem sair de casa.

A conjuntura de atualmente trouxe pontos positivos também para o bolso dos usuários. Confira as vantagens a seguir!

>>>

Afinal, o que é uma fintech?

Esse conceito é fruto da 4ª Revolução Industrial e mudou a dinâmica de todo o mercado financeiro mundial. O termo surgiu da junção das palavras financial e technology.

Esse tipo de empresa foca na inovação do mercado financeiro e tem a tecnologia como base de todos os produtos e serviços. Geralmente essas instituições oferecem mais vantagens e preços baixos.

Bancos X  fintech

Os bancos oferecem serviços fixos e padronizados, já as fintechs carregam a inovação como uma bússola que aponta para segmentos diversos do mercado financeiro, sempre testando novidades.

Além disso, enquanto os bancos atendem de forma física, em agências, o atendimento das fintechs se concentra no meio virtual.

Quais os diferenciais das fintechs?

1. Taxas de serviço mais baratas Os processos envolvem softwares e tecnologias que automatizam os procedimentos, por isso, os custos dos produtos e serviços podem reduzir.

2. Mais agilidade As operações envolvem menos burocracia e agilizam as ações. Por exemplo: é possível abrir contas somente com alguns cliques.

3. Serviço especializado As fintechs focam em nichos específicos, então a qualidade do produto tende a ser melhor. A empresa tem a oportunidade de se tornar especialista no que será entregue.

É seguro?

Esse tipo de empresa foi regulamentada em 2018 pelo Conselho Monetário Nacional do Banco Central. Para atuar no mercado, a fintech passa por várias avaliações. Então sim, é tudo muito seguro!

Texto: Pedro Reis  Design: Ana Carolina Ávila Direção de arte: Johnny Brito

Texto: Isadora Mota Design: Isadora Mota Direção de arte: Johnny Brito