Viagem:

como declarar imóveis corretamente

Imposto de Renda:

Você comprou, vendeu, financiou ou doou um imóvel em 2021 e vai declarar o Imposto de Renda este ano? Não se esqueça de informar à Receita Federal a aquisição dos seus bens.

Você deve declarar apenas o valor que foi pago pela aquisição do seu imóvel até o dia 31 de dezembro de 2021, e não o valor de mercado da propriedade.

Além disso, você deve incluir o Imposto de Transmissão de Bens, juros e a taxa de corretagem paga na compra do imóvel.

Acompanhe os próximos stories para saber todos os detalhes.

Como declarar imóvel comprado:

ele deve ser declarado na ficha de “Bens e Direitos”. No campo “Discriminação”, você precisa informar se a aquisição foi à vista ou financiada.

Em caso de financiamento, você deve mostrar o número de parcelas já pagas e quantas faltam pagar. Além disso, não se esqueça de informar o banco que concedeu o financiamento e o contrato.

Como declarar imóvel vendido:

neste caso, você deve atualizar a sua ficha de “Bens e Direitos” no IR 2022. No campo “Discriminação” detalhe a venda do imóvel com as informações solicitadas.

Como declarar imóvel próprio:

se a sua propriedade já estiver quitada, basta informar na ficha de “Bens e Direitos” com o mesmo valor declarado no ano anterior.

IMPORTANTE:

montante da propriedade não vai mudar de acordo com a valorização do preço do mercado. Portanto, para atualizar este valor, basta informar as reformas realizadas.

Como declarar reforma no imóvel:

caso tenha adquirido uma propriedade depois de 1988 e ela estiver quitado, você pode adicionar as reformas feitas na ficha de “Bens e Direitos”.

Entretanto, se o imóvel for financiado e passar por um processo de reforma, o custo da obra deve ser somada ao valor total já pago pela aquisição.

Portanto, se você possui a soma dos bens e direitos acima de 300 mil reais, deve obrigatoriamente declarar o IR. O prazo final para emitir a declaração vai até o dia 31 de maio.