Por Vamos Parcelar | 28 de Abril de 2022
No entanto, embora essa nova forma de fazer transferências tenha se popularizado, é preciso levar em conta alguns pontos antes de excluir e decretar o fim de um que ainda segue presente pelo Brasil afora.
Você sabia que o boleto existe apenas no Brasil?
É, essa forma de pagamento tão popular entre os brasileiros existe somente em nosso país e está presente em nossas vidas desde 1980.
Mas, foi apenas em 1993 que seu formato atual com a presença de código de barras foi implementado após instrução normativa do Banco Central.
E graças a essa inclusão, muitas contas começaram a ser quitadas online. E, dessa forma, a economia digital começou a ser impulsionada em território nacional.
É impossível ignorar sua expressiva presença entre a população. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 75% dos consumidores brasileiros apontaram o boleto como a melhor opção de cobrança.
Sem esquecer que anualmente são pagos cerca de bancários, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Para as empresas: Forma de adesão simples e em poucos cliques. Clientes: Comodidade, segurança, na maioria das vezes não precisa fornecer seus dados pessoais para solicitar o boleto. Pagamento realizado em vários lugares, sejam eles físicos, como por exemplo, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou digitais como o celular ou internet banking.
De acordo com os especialistas o mais provável é que com o tempo essa forma de pagamento caia em desuso. Porém, não sairá completamente de circulação. Ao que tudo indica, ele seguirá o mesmo exemplo do talão de cheques que mesmo com o passar dos anos segue firme e forte.
Texto: Thaís Rodrigues Direção de arte: Johnny Brito Direção de arte: Junio Koithi