Pix internacional: entenda como vai funcionar

Por Vamos Parcelar    

À primeira vista, a tecnologia do Pix já é considerada bastante completa, tanto que a ferramenta rapidamente virou a queridinha dos brasileiros. Porém, a novidades chegando por aí: o  PIX internacional.

A expectativa é de que a função comece a circular em 2022 e torne o Pix ainda mais atrativo. Por isso, é preciso entender se o avanço valerá a pena para o seu bolso. Confira como vai funcionar!

O Pix internacional é um novo serviço que, como o próprio nome já diz, poderá ser usado para fazer transferências internacionais.

O que é o Pix Internacional?

Em outras palavras, graças a tecnologia os brasileiros vão poder enviar e receber dinheiro de outros países.

Ainda não há detalhes de como as operações vão funcionar. Além disso, não se sabe sobre prazos de compensação, nem sobre valores e conversão de moedas.

Como usar o PIX internacional?

O processo vai seguir a facilidade de funcionamento dos serviços do Pix. Acredita-se que as transferências internacionais também aconteçam por meio das chaves, por exemplo.

No entanto, essas chaves vão englobar os dados bancários da conta no exterior, inclusive o código SWIFT e IBAN.

Ao contrário da maioria das transferências internacionais, que demoram de um a cinco dias para serem efetuadas, a expectativa é de que isso aconteça em poucos segundos com o Pix Internacional.

E as taxas? 

Ainda não há informações sobre as taxas, quais serão cobradas e quanto vai custar. Contudo, uma transferência internacional possui taxas como: IOF, Spread, Tarifa bancária e Taxa de câmbio.

Ainda não se sabe ao certo como o serviço vai funcionar, então ainda é cedo para saber. O que se sabe é que o lançamento vai facilitar as transferências internacionais.

Vale a pena usar?

Enquanto isso, fica a expectativa para o lançamento e a espera por mais novidades a respeito da nova funcionalidade.

Para mais conteúdos informativos como este, clique aqui e acesse o blog da VP!

Texto: Isadora Mota Design: Ana Carolina Ávila Direção de arte: Johnny Brito