Pix recorrente: como programar débitos?

por Vamos Parcelar

O Pix é sem dúvida uma das melhores funções inventadas nos últimos anos. Em 2020 a ferramenta foi lançada com intuito de tornar as transações bancárias mais fáceis e, funcionou!

A partir daí o Banco Central desenvolveu mais funcionalidades desse novo sistema como por exemplo, o pix saque e pix troco.

E agora a novidade é o Pix recorrente, que possibilita a programação de débitos mensais. Por isso, separamos todas as informações que você precisa saber sobre essa inovação. Confira!

É uma nova funcionalidade que permite programar transferências Pix mensais de forma automática e segura.

O que é e como funciona?

Ou seja, ao invés de fazer um Pix todos os meses para pagar a mensalidade do curso de inglês, você programa a transferência para ser feita no dia escolhido.

Dessa forma basta escolher uma data, adicionar a chave cadastrada e o valor da transferência. Todos os meses será debitado da sua conta a mensalidade para pagar algum débito. Prático, não é mesmo?

Contudo, você deve estar se perguntando “Pix recorrente e agendamento é tudo a mesma coisa?”. Bom, a resposta é não.

Recorrência x Agendamento

Para agendar o Pix, basta utilizar qualquer meio de iniciação como chave, número da conta e Pix Copia e Cola. Feito isso, você escolhe uma data, com prazo de até 60 dias e pronto!

Já o Pix recorrente, você pode agendar apenas transações feitas com certa frequência. Ou seja, você determina o dia do mês que pretende fazer aquela transação e a transferência é feita de forma automática.

Quais são os benefícios? Além da praticidade, agilidade e segurança em programar a transferência, o Pix recorrente ajuda a economizar em taxas de bancos e seus intermediários.

Sem esquecer que de acordo com o Bacen estima-se que o número de inadimplentes que esquecem de pagar seus débitos pode diminuir devido a facilidade de agendar a transação.

Está disponível em todos os bancos? Por enquanto, essa função não está disponível em todas as instituições financeiras. Contudo, ela pode estar em fase de teste e por isso não está apta para todas as contas.

Mas tenha paciência! Segundo o Banco Central, o Pix recorrente vai estar disponível para todos os usuários ainda este ano. Então, basta aguardar para ter acesso a novidade.

Mas enquanto isso, você pode colocar as contas em dia na  VP. Na nossa plataforma você seleciona todos os seus boletos e paga de uma só vez, de forma prática e rápida.