Restituição do Imposto de Renda: como consultar?

Com certeza você já ouviu falar em Imposto de Renda ou faz parte do grupo que tem que fazer a declaração anualmente. Esse procedimento possibilita  a avaliação da sua vida financeira.

É por meio dela que você consegue verificar seus gastos e retorno financeiros do ano. Essas informações são compartilhadas com a Receita Federal, que cobra uma taxa em cima da sua renda anual integral.

Mas você já parou para pensar no que acontecer quando o valor pago na declaração do imposto é maior do que o que você realmente deve pagar? Nesses casos você tem direito à restituição do imposto.

E isso é mais comum do que você imagina, por isso é importante se informar sobre o assunto. Para te ajudar nessa, vamos te explicar como consultar e receber essa restituição. Confira!

O que é? A restituição é a devolução do valor pago a mais no imposto de renda. Essa quantia a mais acontece por conta das deduções, quando o saldo a pagar é menor do que o imposto retido na fonte.

A maioria das vezes a taxa do imposto é descontada direto do salário, por isso o pagamento é feito sem o cálculo do valor que deve ser abatido e o governo precisa devolver a diferença.

Todos que pagaram uma taxa maior do que o devia depois que todos os reajustes entre receitas e despesas foram declarados devem receber a restituição. Se pagou a mais, tem direito.

Quem tem direito?: