Atualmente royalties é uma palavra que se encaixa em diversos contextos e provavelmente você já ouviu falar, principalmente se tem costume de acessar sites de notícias.
A Princípio o assunto tem a ver com petróleo, direitos autorais, pesquisas, negócios privados e públicos e por fim, o que mais nos importa: os investimentos.
Mas por se tratar de dinheiro e gerar impactos para o seu bolso, é importante estar por dentro do tema. Entenda o que é, como funciona e de que forma os royalties podem influenciar o seu orçamento.
O que são?
Os royalties são um tipo de taxa paga para ter o direito de usar, comercializar ou explorar um bem, que pode ser material, como um espaço ou produto.
É importante destacar que só é considerado royalties quando o bem gera receita pelo uso. Ou seja, é com base nessa receita que a taxa é cobrada.
Sempre tem contrato envolvido quando o assunto é esse. Em outras palavras, a cobrança e o valor de royalties acontece conforme for definido no documento assinado entre quem paga e quem recebe.
Como funcionam?
Nesse sentido, a tarifa funciona como uma recompensa para quem está permitindo o uso, comercialização ou exploração desse bem.
Quais são os tipos?
– Petróleo;– Propriedade intelectual;– Patentes;– Direitos autorais;– Nos negócios.
Os royalties e os investimentos
Os royalties significam dinheiro entrando ou saindo de uma empresa, e o cenário financeiro das instituições é um dos pontos que os investidores devem prestar atenção ao investir.
Ou seja, instituições que pagam royalties têm uma despesa recorrente, já as instituições que recebem, têm ganhos.
Como ganhar dinheiro com royalties?
Os royalties podem ser um bom negócio se você tiver algum bem que pode gerar receita ao ser explorado.
Em outras palavras, empresas que podem ser patenteadas, uma marca, obra artística ou produção. Tudo isso pode ser comercializado.
Texto e Design: Pedro ReisDireção de arte: Johnny Brito