Aposentadoria:

como ter mais de uma fonte de renda?

Nada mais justo do que aproveitar a melhor idade com um momento de descanso depois que você passou uma vida inteira trabalhando duro e a aposentadoria pode ser a solução para esse período.

Muitas pessoas chegam a fazer planos e estabelecer novos objetivos para quando se aposentar. Comprar uma casa na praia, viajar pelo Brasil e fazer a viagem internacional dos sonhos é alguns deles.

O fato é: seja lá qual for o seu plano, para pôr em prática você vai precisar de dinheiro caindo na sua conta todo mês e nem sempre o valor recebido através da previdência social vai ser suficiente.

A boa notícia é que é possível criar um plano para se aposentar sem depender de apenas dessa fonte de renda. Confira algumas dicas!

Eu pago INSS, preciso me planejar?

Antes de tudo: o INSS é a autarquia responsável pela previdência social, um sistema público que garante a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.

E sim, você deve se planejar mesmo pagando o INSS em dia. O sistema público atende grande parte dos brasileiros e por isso está sujeito a instabilidades e mudanças que podem afetar seus planos.

Melhores investimentos

Investir pode ser uma boa opção, porém é preciso ter atenção. Os investimentos escolhidos precisam ser mais seguros, em ativos de renda fixa, que cubram os efeitos da inflação.

Previdência privada

Mais conhecida como previdência complementar, na alternativa o trabalhador contribui com determinado valor para uma instituição financeira particular.

Sou jovem, preciso pensar nisso agora?

Quanto antes, melhor. Fuja da estatística de pessoas que passam sufoco com a aposentadoria e aproveite uma velhice tranquila.

E se você está sem grana para dar o primeiro passo nesse investimento, a VP te ajuda! Aqui você pode parcelar seus boletos em até 24X,  assim sobra um dinheirinho para seu planejamento.

Texto: Isadora Mota Design: Johnny Brito Direção de arte: Junio Koithi