Declaração do Imposto de Renda:

quais documentos são necessários?

Você está perdido quanto a documentação necessária para declarar o seu Imposto de Renda? Não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Primeiramente, você precisa saber que o prazo para declaração vai até o dia 31 de maio. Portanto, quanto mais cedo você declarar, maiores são as chances de receber a restituição, caso tenha direito.

Pensando nisso, separamos uma lista com todos os documentos exigidos para que você não tenha problemas futuros com a Receita Federal. Pega o papel, a caneta e vem anotar tudo!

Documentos pessoais

É essencial que você apresente os seus documentos pessoais e dos seus dependentes com nome completo, CPF, data de nascimento e título de eleitor.

Você deve incluir também endereço completo atualizado, comprovante de atividade profissional exercida atualmente, cópia da declaração de IR 2021 e dados bancários para restituição ou cobrança de impostos.

Além disso, deve ser apresentado os rendimentos de aluguéis de bens e imóveis, caso você os tenha. Clique aqui para saber toda a relação de documentos para comprovar sua renda.

Compra e venda de bens

Se você comprou algum imóvel, barco, veículo ou gado, não pode deixar de apresentar um documento que comprove a aquisição à Receita Federal.

Você pode apresentar nota fiscal, recibo, contrato de compra e venda ou escritura dessas aquisições. Caso tenha adquirido um imóvel, você deve mostrar o boleto do IPTU de 2021.

Comprovante de despesas

Algumas despesas como saúde e educação podem ser declaradas no IR. Portanto, é preciso que você comprove à Receita Federal por meio de nota fiscal ou recibo.

Nesse comprovante, principalmente de despesas médicas, precisa constar o CNPJ da empresa ou o CPF do profissional. O mesmo vale para instituições educacionais e comprovantes de pagamento da Previdência Social ou Previdência Privada.

Esses são os documentos essenciais para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda. Entretanto, essa relação pode mudar dependendo da sua renda e aquisição de bens.

Texto: Ana Carolina Ávila Design: Johnny Brito Direção de arte: Junio Koithi