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2FA: autenticações em dois fatores garantem sua segurança online?

Entenda como funciona o sistema que pode garantir maior proteção às suas senhas na internet.
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Os avanços tecnológicos da atualidade trazem também a necessidade de procurar meios de proporcionar e aumentar a segurança online. Ou seja, cada vez mais informações importantes de milhões de usuários das redes está na internet. Então, é preciso ter total garantia de que todos esses dados estão confidenciais. Com isso, a 2FA (autenticação em dois fatores) aparece como uma opção para dar mais tranquilidade aos utilizadores dos serviços, como senhas de redes sociais e logins de bancos, por exemplo.

Veja abaixo um pouco mais sobre como funciona o sistema 2FA e de que forma ele pode te dar mais segurança ao navegar pela web.

O que é 2FA?

Na tradução literal, 2FA significa Two-Factor Authentication (autenticação em dois fatores). Mas o que é isso na prática? Pois bem, para acessar alguma informação online é preciso autenticar que você possui autorização para tal ação. Dessa forma, a funcionalidade em questão traz uma segunda etapa de verificação para o usuário. Como consequência, fica mais difícil burlar ou invadir os dados protegidos dentro do meio online.

Como funciona a verificação em duas etapas?

Para que a 2FA ocorra é preciso que dois processos aconteçam. Entretanto, não existem só duas opções de etapas, na verdade são três possibilidades. Contudo, a maioria das ações na internet exige só uma. Assim, uma verificação desse tipo tem no mínimo o dobro de proteção. Abaixo as opções de fatores de autenticação:

  • Algo que o usuário saiba: senha, número de identificação (PIN) ou resposta de uma pergunta específica;
  • Uma coisa que o usuário possui: token, telefone celular ou um cartão;
  • Característica do usuário: reconhecimento facial, impressão digital ou outro tipo de biometria.

Preciso da 2FA sempre?

Como já foi dito, tudo isso existe para aumentar a segurança dos seus dados. Todavia, nem sempre é necessário apelar para a 2FA. Isso porque algumas ações precisam ser mais rápidas. Por exemplo, para desbloquear o seu celular basta um PIN, na maioria das vezes a biometria por meio da impressão digital e em outros casos o reconhecimento facial. De todo modo, um único processo já garante a segurança esperada.

Entretanto, para algumas situações a 2FA é quase que imprescindível. Por exemplo, em um novo acesso a sua conta do Banco. Em casos assim, é comum e recomendado aderir a verificação em duas etapas. Geralmente o usuário precisa acessar com uma senha e depois confirmar um código que é enviado por SMS ou e-mail.

Garante 100% de segurança?

Esse é com certeza o objetivo de qualquer pessoa que possui dados, informações e/ou contas na internet. Por mais etapas que sejam adicionadas, todos os locais são vulneráveis de algum modo. Pesquisando é possível encontrar grandes vazamentos de senhas na história do mundo online. Gigantes, como Google e Facebook já foram reféns de hackers. Porém, quanto maior for seu esforço para proteger suas senhas, maior vai ser a dificuldade de acessar seus logins.

Por isso, sempre busque plataformas que te ofereçam a 2FA. Dessa forma, você garante o máximo de segurança para o serviço que você estiver utilizando. É na internet que se acessa diversas áreas de extrema importância, como contas bancárias, redes sociais e instituições financeiras. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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