Você é daquelas pessoas que não pensam duas vezes antes de comprar uma coisa? Seja um lanche, uma roupa nova ou até mesmo um bem de consumo com valor expressivo? Se sim, provavelmente você faz parte do grupo dos que gastam e não entendem porque estão sem dinheiro no fim do mês. Calma, sabemos que não é fácil se manter na linha, por isso vamos te dar algumas dicas de como eliminar gastos desnecessários e conseguir economizar uma boa quantia. Confira!

1. Encare suas despesas

O primeiro passo para cortar os gastos desnecessários é sem dúvida saber identificá-los. Então, crie o hábito de anotar durante o mês todas as despesas para obter dados mais precisos e concretos. Mas quando eu digo todas são todas mesmo!

Assim, você vai se surpreender ao analisar o impacto gerado por algumas despesas supérfluas em seu orçamento. E vai saber de cara quais deverão ser reduzidas ou até mesmo cortadas para começar a economizar.

Se você não curte anotar tudo em um papel, experimente usar aplicativos que possuem planilhas prontas como, por exemplo, o Mobills, Guiabolso, Organizze e entre outros. Todos eles estão disponíveis na versão web e em dispositivos com sistema Android e IOS.

2. Fuja dos juros abusivos

Se esforçar para deixar as contas em dia é algo super positivo. No entanto, é preciso ter cuidado para não acabar recorrendo a recursos financeiros que podem virar uma bola de neve, como por exemplo, limite do cheque especial ou o crédito rotativo do cartão de crédito. Os juros cobrados nesses produtos estão entre os mais caros do mundo.

Caso não haja outra opção, o mais correto é contratar uma modalidade de crédito que possui juros mais baixos e com único objetivo de liquidar o saldo dos débitos em aberto. O crédito consignado é uma boa opção já que as parcelas são cobradas diretamente na folha de pagamento e as taxas de juros são mais acessíveis.

3. Crie um calendário para datas especiais

Nós sabemos que as datas comemorativas são difíceis para algumas pessoas que se sentem na obrigação de sair presenteando todo mundo. Mas não precisa ser assim! Uma boa estratégia para contornar estas ocasiões é criar um calendário com as datas mais importantes e definir previamente o que será comprado. Dessa forma, será possível incluir em seu orçamento e evitar despesas desnecessárias com presentes de última hora.

4. Faça um checklist

Esta é uma ótima opção para quem quer parar de comprar por impulso. Elaborar um checklist ou a famosa e tradicional lista pode ajudar a ter equilíbrio no momento das compras. Sem esquecer que ao segui-la à risca você terá mais chance de controlar o impulso e resistir às tentações.

5. Pague as contas em dia

Muitas vezes, por descuido ou imprevistos na data do vencimento, o pagamento das contas é feito com dias de atraso, saindo mais caro do que deveria. Com um pouco de cuidado, é possível evitar esse cenário. Com os devidos ajustes, é possível juntar dinheiro ao cortar gastos desnecessários.

Por último, mas não menos importante, jamais deixe de quitar suas contas em dia. Ok, que às vezes surgem imprevistos, mas é por isso que é preciso ter um controle sobre as finanças. Ao pagar com dias de atraso, as dívidas acabam ficando bem mais caras do que deveriam. Então, tenha cuidado para evitar esse cenário e se possível guarde um dinheirinho para situações como essa.


Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não

conhece nossa plataforma, basta clicar aqui!