Começar uma faculdade é um sonho para muitos brasileiros por ser a porta de entrada para uma carreira profissional. Porém, nem todo mundo consegue uma bolsa integral de estudos e acaba recorrendo como alternativa às universidades particulares. Dessa forma, é necessário um planejamento financeiro para que a mensalidade não se torne um peso. É preciso ter atenção por se tratar de um investimento a longo prazo.  

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você conseguir manter o pagamento da sua faculdade em dia sem passar nenhum aperto. Vamos lá? 

1. Faça um controle mensal das suas despesas 

Parece um pouco óbvio, mas colocar tudo na ponta do lápis faz toda diferença no final do mês. Você pode utilizar planilhas, aplicativos como o Mobills e Guiabolso ou um caderninho para anotar todos os gastos. Portanto, não se esqueça de registrar tudo, inclusive a mensalidade da faculdade. Isso vai fazer com que você visualize o que vem gastando durante todo o mês. E além disso, vai ajudar a controlar o que pode ser cortado ou mantido no orçamento. 

2. Tenha uma reserva para emergências

A vida é cheia de surpresas que podem afetar diretamente nossa vida financeira. Por isso, é importante ter uma reserva para emergências. A princípio, reserve uma quantia mensal para o seu fundo de urgências, como a poupança. Dessa forma, quando algum imprevisto surgir, você terá um dinheiro que vai te ajudar a se organizar financeiramente.

3. Busque por bolsas e financiamentos

Existe uma alternativa que pode te ajudar na hora de colocar o boleto da faculdade em dia. A próprias universidades oferecem descontos, além dos financiamentos estudantis. 

Em algumas instituições é possível negociar o valor da mensalidade com o departamento financeiro. Em contrapartida, você pode utilizar projetos do Governo Federal, como por exemplo, o ProUni e o Fies. Além disso, alguns bancos e instituições financeiras oferecem para estudantes linhas de crédito com taxa e juros mais acessíveis. 

4. Evite gastar com coisas supérfluas

Tenha em mente que a sua prioridade são os gastos essenciais como internet, energia, água, e principalmente, a faculdade. Evite gastar com coisas desnecessárias sem antes cumprir com as obrigações financeiras. Isso faz com que no final do mês não sobre dinheiro e consequentemente interfira na sua estabilidade financeira. É muito bom poder satisfazer um desejo momentâneo comprando alguma coisa na internet. Porém, é preciso manter o pé no chão sempre que possível.

5 – Procure uma renda extra

Que tal aproveitar que já está inserido na universidade e obter uma renda extra? Procurar um estágio remunerado é uma boa opção para ganhar dinheiro no final do mês e de bônus, experiência profissional na sua área de atuação. Além disso, muitas instituições oferecem bolsas de monitoria e projetos de extensão. Por isso, fique sempre atento (a) aos editais da sua faculdade para não perder nenhuma oportunidade. 

E aí, viu que com um pouco de planejamento e pesquisa por recursos é possível manter as contas em dia!? Agora você pode iniciar os seus estudos sem ter nenhuma preocupação com o atraso das contas.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não

conhece a VP, acesse nosso site!