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5 dicas para se proteger e evitar golpes na internet

Os crimes online estão cada vez mais comuns. Clique aqui e saiba como se precaver dessas tentativas!
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O advento da internet traz muita praticidade para o dia-a-dia dos seus usuários. Além de proporcionar facilidade de compras de bens e serviços, o espaço virtual ainda descomplica a comunicação e a chegada de informações de forma instantânea. Entretanto, mesmo existindo desde os anos 70, essa rede mundial de computadores é repleta de novidades e está em constante evolução.

Por isso, você precisa ter muito cuidado ao navegar pela web. A segurança online é um assunto cada vez mais em pauta e estar por dentro desse tema é essencial para se proteger na net. Exatamente por ser esse lugar dinâmico, a internet se tornou meio para muitos criminosos tentarem aplicar golpes.

Então, veja agora 5 hábitos para você aplicar ao seu cotidiano e não correr risco na rede!

1. Domínios

Toda grande instituição presente no meio digital possui seu próprio domínio. Seja em seu site ou nos e-mails enviados por essa empresa. Você nunca vai ver uma organização renomada no mercado utilizando um Gmail ou Hotmail, por exemplo. Além disso, o endereço online dessas firmas também costuma ser único e diretamente ligado ao nome da companhia.

Sabendo disso, sempre se atente a todos os canais que você acessa. Confira se eles parecem seguros e se o nome da empresa aparece no corpo da URL do site ou no endereço de e-mail. E se mesmo assim ainda ficar alguma dúvida, não pense duas vezes na hora de pesquisar os endereços oficiais das instituições.

2. WhatsApp “novo” ou clonado

Um dos golpes mais famosos atualmente utiliza o aplicativo de mensagens como meio. Você com certeza já viu algum caso de um conhecido que teve o WhatsApp clonado ou um número diferente se passando pela pessoa. Nessa situação, os criminosos tentam persuadir os contatos do usuário a transferirem dinheiro para eles.

Diante disso, caso você passe por um cenário suspeito envolvendo o WhatsApp, desconfie! Não hesite em mandar mensagem ou ligar para o número original. Além disso, não transfira qualquer valor ou informe dados pessoais, ao menos que você tenha 100% de certeza que o remetente é mesmo a pessoa que imagina.

3. Ofertas boas até demais

Quem não gosta de um desconto? Com certeza todos amam! Todavia, é preciso ter muito cuidado com essas ofertas, principalmente na internet. É claro que existem diversas promoções ótimas na web. Entretanto, pessoas de má índole se aproveitam desse cenário para tentar aplicar golpes. Criam sites falsos prometendo produtos com valores baixíssimos, mas não entregam o serviço.

Desse modo, sempre pesquise o preço do produto ou serviço que você almeja. Veja se os valores não estão irreais. É normal ver descontos de 30%, algumas vezes até 50%, mas sempre desconfie e procure a veracidade da oferta.

4. Reputação

Alinhada com as outras dicas, uma situação importantíssima é averiguar o histórico das empresas online. Essa prática é essencial para entender se um local é confiável ou não para fazer uma compra ou assinar um serviço. Sites como o Reclame Aqui reúnem avaliações de diversas instituições, você pode acessar antes de tomar sua decisão final.

5. Informações e documentos

Mesmo com todas as prevenções, ninguém está imune de cair em um golpe. Por isso, sempre que for efetuar qualquer ação concreta na internet, guarde todos os comprovantes possíveis. Seja uma compra, um serviço ou uma assinatura, reserve todos os documentos que você tiver acesso.

Com isso, mesmo que a situação se encaminhe para um prejuízo, você possuirá provas de todo o processo. Não é difícil, até prints podem te ajudar a garantir seus direitos. Hoje em dia, existem delegacias especializadas em crimes virtuais para tratar desses casos.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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