A princípio quando se pensa em serviços públicos as longas filas e as diversas burocracias vêm à mente antes de tudo. Anteriormente  essa ideia de fato fazia sentido, porém, atualmente, graças à tecnologia esse cenário mudou. Agora muitos desses serviços podem ser resolvidos de forma rápida, da sua casa, através da internet. 

De antemão: essa possibilidade de solucionar as coisas por meio de sistemas virtuais já era de se esperar e fariam parte da realidade mais cedo ou mais tarde. Contudo, a pandemia do covid-19 acelerou esse movimento digital, já que muitas atividades pararam de funcionar de forma presencial depois que o vírus começou a se espalhar. 

Por vezes, alguns setores passaram a realidade somente de forma online e, ao que tudo indica, isso é o futuro é o futuro de muitos. Nesse sentido, a seguir vamos mostrar 6 serviços públicos online que vão facilitar a sua vida. Confira!

1. Abrir MEI

Todos aqueles que trabalham de forma autônoma e querem formalizar a prestação de serviço podem abrir um registro de MEI, ou seja, Microempreendedor Individual, pelo Portal do Empreendedor. O processo é feito por meio do autoatendimento e sem burocracias.

Além disso, nesse mesmo portal é possível resolver várias outras solicitações relacionadas ao MEI. Por exemplo: emitir o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), aquele documento obrigatório de recolhimento de impostos. Por fim, esse é também um ótimo meio de adquirir conhecimento, já que a plataforma disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos. 

2. Solicitar CPF

Sabe o CPF, aquele documento indispensável para os brasileiros? Você pode solicitar a primeira ou a segunda via sem sair de casa. Primeiramente oque você precisa fazer é acessar o site da Receita Federal e, em seguida, preencher o formulário disponível. Vale ressaltar que os menores de 16 anos devem enviar pelo portal um documento de identificação oficial com foto do responsável legal, ou seja, um dos pais ou tutor.

Por fim, a documentação ficará disponível para impressão e em formato digital, que poderá ser consultado pelo aplicativo CPF Digital. Contudo, a consulta do formato digital só será possível para cidadãos que possuem a CNH, já que é necessário realizar a identificação biométrica.

3. Emitir cartão SUS 

Atualmente, a saúde pública brasileira, chamada de Sistema Único de Saúde (SUS), tem uma plataforma online própria: o Conecte SUS. O portal deve ser acessado por meio da  conta Gov.br. Os brasileiros que usam o sistema de saúde  terão acesso a documentos como  carteira de vacinação digital e certificado nacional de vacinação contra a Covid-19, histórico de atendimentos e internações e resultado de exames laboratoriais, por exemplo. Além disso, o portal apresenta uma lista com hospitais, postos de saúde e maternidades mais próximas de você.  

4. Solicitar a aposentadoria

Depois que você trabalhou boa parte da vida e chegou a hora de se aposentar, tudo que você deseja é um processo sem filas e sem burocracias, né? Então vai uma notícia boa: os serviços do INSS foram automatizados e agora podem ser acessados pelo portal Meu INSS. Serviços como a solicitação da aposentadoria, seguro-desemprego e salário maternidade, por exemplo, agora podem ser feitos de forma online. 

Caso prefira, você pode acessar o atendimento por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS).

5. Pendências Veiculares 

Por último, se você não tem muito tempo para resolver questões com o seu veículo, o Detran também passou por uma transformação digital e, atualmente, oferece vários atendimentos online. Os principais serviços oferecidos são voltados para: a renovação da CNH, os pontos da habilitação, a habilitação para outro tipo de veículo, autorização para dirigir no exterior e, por fim, a consulta de infrações, multas e outras dívidas. Para ter acesso a isso tudo, basta acessar o site do Detran do seu estado (www.detran[aqui você coloca a sigla do estado].gov.br).

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? É muito mais fácil resolver pendências do conforto da nossa casa, né! Quer receber mais conteúdos como esse ou receber em primeira mão as atualizações sobre o tema? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog.