Vamos Parcelar

Serviços públicos: resolva sem sair de casa

Graças à tecnologia muitas burocracias podem ser resolvidas por meio virtual. Confira algumas delas!
3 min. de leitura
Acesso rápido

A princípio quando se pensa em serviços públicos as longas filas e as diversas burocracias vêm à mente antes de tudo. Anteriormente  essa ideia de fato fazia sentido, porém, atualmente, graças à tecnologia esse cenário mudou. Agora muitos desses serviços podem ser resolvidos de forma rápida, da sua casa, através da internet. 

De antemão: essa possibilidade de solucionar as coisas por meio de sistemas virtuais já era de se esperar e fariam parte da realidade mais cedo ou mais tarde. Contudo, a pandemia do covid-19 acelerou esse movimento digital, já que muitas atividades pararam de funcionar de forma presencial depois que o vírus começou a se espalhar. 

Por vezes, alguns setores passaram a realidade somente de forma online e, ao que tudo indica, isso é o futuro é o futuro de muitos. Nesse sentido, a seguir vamos mostrar 6 serviços públicos online que vão facilitar a sua vida. Confira!

1. Abrir MEI

Todos aqueles que trabalham de forma autônoma e querem formalizar a prestação de serviço podem abrir um registro de MEI, ou seja, Microempreendedor Individual, pelo Portal do Empreendedor. O processo é feito por meio do autoatendimento e sem burocracias.

Além disso, nesse mesmo portal é possível resolver várias outras solicitações relacionadas ao MEI. Por exemplo: emitir o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), aquele documento obrigatório de recolhimento de impostos. Por fim, esse é também um ótimo meio de adquirir conhecimento, já que a plataforma disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos. 

2. Solicitar CPF

Sabe o CPF, aquele documento indispensável para os brasileiros? Você pode solicitar a primeira ou a segunda via sem sair de casa. Primeiramente oque você precisa fazer é acessar o site da Receita Federal e, em seguida, preencher o formulário disponível. Vale ressaltar que os menores de 16 anos devem enviar pelo portal um documento de identificação oficial com foto do responsável legal, ou seja, um dos pais ou tutor.

Por fim, a documentação ficará disponível para impressão e em formato digital, que poderá ser consultado pelo aplicativo CPF Digital. Contudo, a consulta do formato digital só será possível para cidadãos que possuem a CNH, já que é necessário realizar a identificação biométrica.

3. Emitir cartão SUS 

Atualmente, a saúde pública brasileira, chamada de Sistema Único de Saúde (SUS), tem uma plataforma online própria: o Conecte SUS. O portal deve ser acessado por meio da  conta Gov.br. Os brasileiros que usam o sistema de saúde  terão acesso a documentos como  carteira de vacinação digital e certificado nacional de vacinação contra a Covid-19, histórico de atendimentos e internações e resultado de exames laboratoriais, por exemplo. Além disso, o portal apresenta uma lista com hospitais, postos de saúde e maternidades mais próximas de você.  

4. Solicitar a aposentadoria

Depois que você trabalhou boa parte da vida e chegou a hora de se aposentar, tudo que você deseja é um processo sem filas e sem burocracias, né? Então vai uma notícia boa: os serviços do INSS foram automatizados e agora podem ser acessados pelo portal Meu INSS. Serviços como a solicitação da aposentadoria, seguro-desemprego e salário maternidade, por exemplo, agora podem ser feitos de forma online. 

Caso prefira, você pode acessar o atendimento por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS).

5. Pendências Veiculares 

Por último, se você não tem muito tempo para resolver questões com o seu veículo, o Detran também passou por uma transformação digital e, atualmente, oferece vários atendimentos online. Os principais serviços oferecidos são voltados para: a renovação da CNH, os pontos da habilitação, a habilitação para outro tipo de veículo, autorização para dirigir no exterior e, por fim, a consulta de infrações, multas e outras dívidas. Para ter acesso a isso tudo, basta acessar o site do Detran do seu estado (www.detran[aqui você coloca a sigla do estado].gov.br).

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? É muito mais fácil resolver pendências do conforto da nossa casa, né! Quer receber mais conteúdos como esse ou receber em primeira mão as atualizações sobre o tema? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!