O início do ano é um ótimo momento para planejar as metas que deseja realizar durante os próximos meses. Sobretudo, o orçamento financeiro precisa estar em dia para que os débitos não se acumulem, afinal, tudo o que queremos é um novo ano sem se preocupar com as contas. Por isso, separamos 8 dicas que vão te ajudar a começar 2023 sem dívidas. Confira! 

1. Faça uma retrospectiva do seu ano 

Antes de mais nada, você precisa traçar uma linha do tempo e pontuar com o que gastou no último ano. Questione o quanto desse dinheiro foi para gastos supérfluos, despesas que você considera perda de dinheiro e o que realmente foi um bom investimento. A partir disso, você saberá o quanto gastou e poderá traçar uma meta para o seu orçamento financeiro. 

2. Saiba quais dívidas possui 

Depois de traçar uma linha do tempo sobre os seus gastos, saiba quais dívidas ainda estão ativas para serem quitadas neste ano. A melhor forma de organizar essas informações é anotar os débitos em uma planilha e definir a ordem de prioridades. Leve em consideração a taxa de juros e o tempo que falta para terminar de quitar o débito.

 3. Faça um planejamento financeiro 

Ok, agora que você sabe o que realmente vale a pena gastar e quais dívidas estão ativas, está na hora de colocar tudo na ponta do lápis. Faça um planejamento financeiro pontuando o quanto você ganha e o que gasta com despesas fixas, variáveis e extras. Ter o controle das finanças vai te ajudar a não acumular mais dívidas. Ademais, se for necessário, baixe algum aplicativo que te ajude a fazer o balanceamento das suas contas como o Guiabolso

4. Defina metas 

Todo começo de ano definimos objetivos que queremos alcançar durante os meses e o mesmo vale para o nosso orçamento. Por isso, se você tem alguma dívida ativa, defina metas e caminhos que vão te ajudar a quitar todos esses débitos. Assim, você terá foco e um objetivo final para organizar suas pendências financeiras. 

5. Reduza gastos com o cartão de crédito 

O cartão de crédito pode ser um aliado ou um vilão da sua vida financeira. Anualmente, milhares de pessoas se endividam por não ter o controle sobre ele, por isso, analise as suas compras e observe se vale a pena ou não continuar utilizando. Além disso, parcele em períodos menores e priorize comprar produtos baratos no débito. Dessa forma, a sua fatura não vira uma bola de neve e você consegue manter um controle financeiro sem se endividar. 

6. Corte gastos desnecessários

Além de reduzir as compras no cartão de crédito, é importante que você diminua gastos desnecessários. Antes de fazer qualquer compra, questione se você realmente precisa daquele item. Ademais, evite ir a todos os lugares de carro e opte por caminhadas, transporte público ou metrô, contudo, caso não seja possível, tenta dividir os gastos com outra pessoa para não pesar no seu bolso. Essas pequenas coisas podem parecer pequenas, mas no fim do mês pesa do seu orçamento financeiro, por isso, tente evitá-las. 

7. Tenha uma renda extra 

Se você possui muitas dívidas, ter uma renda extra pode te ajudar a colocar todas as pendências em dia. Procure fazer algo que você goste e transforme-o em dinheiro, ademais, tente um trabalho de meio período na sua área de atuação, dessa forma você terá um acréscimo de renda no fim do mês. 

8. Poupe dinheiro 

Com ou sem dívidas, é importante que você tenha um fundo de emergência para imprevistos. Caso aconteça alguma situação que não estava no seu planejamento financeiro, esse dinheiro irá te ajudar a colocar as coisas em ordem. Portanto, se planeje para guarda uma quantia mensalmente, pois ela te ajudará no futuro. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!