A mais nova notícia envolvendo o PIX, método de pagamento queridinho dos brasileiros, é a possibilidade de usar a função para receber a restituição do Imposto de Renda 2022. Além de facilitar a chegada do dinheiro ao cidadão, essa novidade também vem para evitar o preenchimento errado de dados bancários.

Além disso, outra etapa importante desse imposto é o pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs). Esse processo também poderá ser feito pelo PIX. Dessa forma, principalmente profissionais financeiros e empreendedores, que pagam diversos tributos, terão mais praticidade na hora de quitar os impostos.

Então, descubra como fazer esse processo e facilitar os recebimentos e pagamentos do Imposto de Renda 2022. 

Como receber a restituição pelo PIX?

Antes de tudo, há uma regra muito importante para receber os valores por esse tipo de transferência. A sua chave cadastrada deve ser o seu CPF. E-mail, telefone e chave aleatória não serão compatíveis com o serviço. Isso porque, a Receita Federal precisa que os dados da declaração sejam os mesmos do destino do montante.

Por isso, se atente a sua conta bancária. Garanta que você possui seu Cadastro de Pessoa Física como referência para essa modalidade de transferência. Caso você ainda não possua seu CPF cadastrado, é muito fácil. Vá até o aplicativo do seu banco, entre na aba PIX e informe uma nova chave. É permitida a existência de mais de um código por pessoa, não há necessidade de excluir suas chaves atuais.

Cronograma da restituição

Se você optou pelo PIX ao fim da sua declaração do Imposto de Renda 2022, a data para o recebimento da sua restituição vai continuar seguindo o cronograma da Receita Federal. Portanto, a possibilidade de obter os valores dessa maneira tem como principal vantagem a garantia de que não haverão erros de preenchimento de dados, pois o CPF como chave garante o cruzamento eficiente dos dados.

Então, veja abaixo o calendário da restituição. Fique por dentro de quando você irá receber a sua seja por PIX ou transferência bancária:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: 29 de julho de 2022;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022.

Como pagar o DARF com PIX?

Até o ano de 2021, o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais era feito apenas com código de barras presente. Entretanto, agora, juntamente com a restituição, a função do PIX vai ser habilitada. 

 Nesse caso, é um pagamento feito pelo cidadão. Ou seja, não há necessidade do CPF como chave. Para possibilitar essa funcionalidade, a partir de 2022, os DARFs irão conter, além do código de barras, um QR Code para efetuar a quitação pelo PIX.

Essas novas medidas, com certeza facilitarão a vida de muitos brasileiros. Entretanto, o Imposto de Renda não é o único tributo no país, pelo contrário, existem muitos outros. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.