Desde que foi lançado em 16 de novembro de 2020, o Pix virou um sucesso e caiu rapidamente nas graças dos brasileiros. E, devido a essa enorme repercussão e aderência, o Banco Central decidiu lançar mais algumas funções desse método instantâneo de pagamentos.  

O Pix Saque e Pix Troco são as outras versões que permitem com que as pessoas consigam sacar e trocar o dinheiro de forma prática. O grande diferencial dessas duas opções está em sua autonomia, já que não é preciso ir até uma agência bancária ou procurar um caixa eletrônico. Com ele basta ir a um estabelecimento que aceita essa modalidade como por exemplo, padarias, mercados, farmácias etc.

Dessa forma, visando facilitar a vida dos usuários a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) em parceria com a Pay Ventures desenvolveu um site que mapeia endereços onde é possível fazer Pix Saque e Pix Troco. Denominado de Mapa Pix essa ferramenta é atualizada a cada duas horas com dados do Banco Central.

Além disso, esse sistema mostra também a localização, o nome, o horário de funcionamento do estabelecimento e valor máximo disponível para ser retirado em espécie naquele local. Vale ressaltar que ambas as funcionalidades entraram em vigor no dia 29 de novembro de 2021 e estão disponíveis em todo o Brasil. Clique aqui para verificar os lugares mais próximos de você e aproveitar a novidade.

Fonte: Reprodução/Mapa Pix

Estabelecimentos

Contudo, dá para perceber neste mapa que a maior concentração dos comércios  que realizam o serviço ficam localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Mas já é possível ver a aderência de inúmeros estabelecimentos e por isso, a previsão é que outras localidades sejam incluídas com o passar do tempo. Além disso, vale ressaltar que nestes primeiros meses em que as funções estão disponíveis, boa parte dos locais que prestam esses serviços são bancos e caixas eletrônicos.

Quer ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.