Começa a temporada do Imposto de Renda 2022, e juntamente a ela surgem as dúvidas sobre a tributação. Um dos principais questionamentos é: preciso ou não declarar? Clicando aqui você descobre quais grupos possuem obrigatoriedade com a Receita Federal. Contudo, também é importante saber sobre a isenção. 

De modo geral, está isento de declarar o Imposto de Renda, qualquer um que não se adeque às regras mínimas de tributação. Entretanto, existem casos em que, mesmo atendendo aos requisitos básicos, não é preciso conceder esclarecimentos, por exemplo, portadores de algumas doenças graves.

Então, saiba agora quais categorias possuem direito à isenção e confira se você faz parte de uma delas.

Isenção para idosos aposentados

Na regra comum, pessoas com rendimentos mensais acima de 2.380,00 reais mensais devem declarar. Todavia, se você possui 65 anos ou mais e recebe via pensão ou aposentadoria o valor mínimo por mês sobe para 3.807,97 reais.

Rendas isentas

Mesmo que você esteja na lista de declarantes, é importante se atentar aos itens do documento. Alguns montantes não precisam ser informados, pois não há cobrança sobre eles. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Doações para quem recebe os valores (se atentar aos impostos estaduais);
  • Pensões para ex-combatentes de guerras e familiares.

Isenção por doença

Continuando nas pessoas que até podem se enquadrar nas regras gerais, mas por algum motivo não precisam declarar. É a situação de uma série de graves enfermidades. Para receber a isenção é preciso comprovar a doença, em casos excepcionais, o cidadão pode ser convocado a fazer uma perícia médica. Seguem algumas indisposições aceitas:

  • AIDS;
  • Cegueira;
  • Doença de Parkinson.

Para conferir a lista completa, acesse o site da Receita Federal.

Solicitar isenção

Por fim, é de suma importância entender como é o regime para solicitar o não pagamento do IR 2022. O processo é online e deve ser realizado pelo site do Meu INSS. Dessa forma, você deve enviar seus laudos médicos e documentos de identificação.

Então, você já sabe se está isento ou não de declarar o Imposto de Renda. Por isso, não perca tempo e solicite seus direitos. Quer ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.